Otimizar o banco de dados de seu site/blog WordPress manual e automaticamente

Precisamos, de vez em quando, otimizar as tabelas do banco de dados do nosso site WordPress e isso para alguns é um pouco difícil de fazer. Como tudo (ou a maioria das coisas) em WordPress, existe um plugin para fazer isso automaticamente sem precisarmos por a mão à massa.

Com o tempo, as nossas tabelas do banco de dados do nosso site ficam “sujas” por causa da instalação e desinstalação constante de plugins, aparecimento e deleção de comentários de spam, etc. ficam resquícios deles nas tabelas e no banco de dados e precisamos de vez em quando estar limpando. Pra quem não sabe, são criado tabelas ou até mesmo colunas em tabelas para guardar os dados sempre que fizermos uma alteração no site. Por exemplo, quando entra um comentário no site, os dados são guardados nas tabelas do banco de dados, e quando apagamos, eles são apagados de lá. Em programação é assim, tudo vai para o banco de dados, quando uma pessoa entra no nosso site, o que o acontece é que o servidor pegar as informações que estão lá guardadas e mostram para nós na página (como você pode ver nesse esquema) por isso é bom sempre estarmos fazendo um backup do bando de dados (falei um pouco sobre isso aqui) porque é lá que os dados ficam guardados.

otimizar-banco-de-dados-wordpress013

Aqui vou mostrar duas maneiras de otimizar as tabelas do seu banco de dados.

Manualmente

Entrei no Cpanel da minha hospedagem e cliquei em Phpmyadmin (o gerenciador de banco de dados)…

otimizar-banco-de-dados-wordpress001

otimizar-banco-de-dados-wordpress002

 

…Localizei o banco de dados referente ao meu site WordPress…

otimizar-banco-de-dados-wordpress003

 

…marquei as tabelas que eu queria otimizar (poderia ter marcado uma a uma, ou algumas, mas preferi marcar todas de uma vez clicando em todos) e escolhi “Optimizar Tabela” no menu dropdown…

otimizar-banco-de-dados-wordpress004

 

…após isso ele otimizou e mostrou que o comando SQL optimize_table foi executado com sucesso.

otimizar-banco-de-dados-wordpress005

 

Por plugins

Também tem uma forma de otimizar suas tabelas através de um plugin chamado WP-Optimize.

Entramos no link referente ao plugin e fizemos o download dele…

otimizar-banco-de-dados-wordpress006

 

…escolhemos o comando de enviar um plugin (note a seta em baixo, eu fiz o download dele e enviei para a área de plugins do WordPress)…

otimizar-banco-de-dados-wordpress007

 

…e ativei o plugin (o processo de instalação de um plugin no WordPress é facílimo. Se eu quisesse instalar ele manualmente, era só descompactar o arquivo zip que eu fiz download e colocar a pasta na pasta “plugins” dentro da pasta “wp-content” do meu WordPress que ele já fica instalado)…

otimizar-banco-de-dados-wordpress008

 

…depois de ativado aparece o ícone perto das configurações do WordPress…

otimizar-banco-de-dados-wordpress009

 

…cliquei e fui para as configurações dele…

otimizar-banco-de-dados-wordpress010

 

…dando scroll, em baixo ele mostra as tabelas do seu banco de dados que você pode otimizar a partir do painel WordPress…

otimizar-banco-de-dados-wordpress011

 

…eu vi que era necessário otimizar duas tabelas e otimizei logo todas clicando em “Otimizar tabelas do banco de dados” e depois em  “process”…

otimizar-banco-de-dados-wordpress012

 

Eu só queria otimizar as tabelas do meu banco de dados mas você pode fazer outras coisas com esse plugin.

Remover todas as revisões de posts: Quando a pessoa abre um post já feito no WordPress, no painel de controle dele, para editá-lo, se a pessoa editar e não clicar em atualizar, quando a pessoa voltar de novo a esse mesmo post ele mostra uma mensagem em vermelho dizendo que salvou automaticamente aquela revisão que a pessoa fez e não salvou. A pessoa pode, se quiser, entrar nessa revisão e recuperá-la.

Remove all auto draft posts: São os posts que foram para a lixeira, também podemos marcar se quisermos apagá-los.

Limpar comentários de Spam: São os comentários que estão marcados como spam, também podemos apagar por aqui.

Limpar comentários não aprovados: Também podemos apagar os comentários que ainda não foram aprovados no post.

Cuidado, com essas outras opções, pode fazer estrago, perder comentários não aprovados e posts que estão na lixeiras. Eu mesmo guardo, às vezes, alguns posts na lixeira.

Lembre-se, faça um backup do seu banco de dados (como fazer backup do banco de dados WP) antes para não correr o risco de perder todos os seus dados. Existe plugins para fazer backup, mas eu costumo fazer manualmente mesmo, deixo uma pasta chamada “backup” no meu PC e lá coloco meus arquivos de backup que faço download do Cpanel.

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *