Genesis Framework – Site mais leve, rápido e responsivo

Pra quem não conhece, o Genesis Framework é um kit que você compra e instala no seu site para mudar seu visual e performance. É o Tema + Esqueleto do site. É desenvolvido e mantido pela Coppyblogger e eles prezam pela excelência na fabricação de temas que sejam o mais otimizados possíveis.

A empresa que cuida de tudo é a Studiopress.

Framework é tipo um tema que serve de base para outros onde você pode customizar ele todo. Quando a pessoa compra, vêm dois arquivos para instalar, um é o framework e o outro é o tema filho. A pessoa instala pelo painel de temas normal, primeiro o framework, depois o tema filho.

Esse framework é bastante usado pela comunidade, até o Matt Cutts, engenheiro do Google, está usando ele em seu site http://www.mattcutts.com/blog/

O tema que comprei foi o Genesis News, gostei bastante desde a primeira vez que vi.

Aqui você pode ver o demo (ele funcionando online)

Se quiser pode listar todos os temas para escolher o que melhor lhe agrade.

Veja esse print abaixo.

pingdom-antes-otimizar-carregamento1é um teste feito gratuitamente pela ferramenta da http://tools.pingdom.com.

Nele você vê o tanto de requisições que tinha e qual era o tempo de carregamento de uma página/post de um site meu. Eu mesmo tinha feito o tema e tava muito sobrecarregado.

Nesse outro você vê agora com o Framework Genesis.

pingdom-depois-otimizar-carregamento

As requisições são o tanto de arquivos que são chamados na página. É bom diminuir para que ela tenha mais rapidez para carregar. Umas das otimizações que podemos fazer manualmente é a técnica de Sprite, muito praticada por front-end developers mais experientes. Consiste em pegar todas as imagens do site e juntar só um uma, um png transparente contendo todas, para em cada <div></div>ou qualquer parte do site que use imagem, podemos chamar esse único arquivo e controlar o aparecimento com a propriedade background-position:[x]px [y]px; para aparecer no lugar a figura que a pessoa quer.

Enfim, eu que tinha feito meu próprio tema e como ia dar muito trabalho para otimizar e refinar tudo manualmente, optei por comprar um tema já otimizado.

Agora meu site só tende a subir nas buscas.

Depois que comprei no site deles, instalei o Framework e o tema apareceu isso no painel do site (à esquerda).

genesis-framework1

Onde você pode controlar tudo. Até tem alguns plugins adicionais que eles desenvolvem para a pessoa adicionar mais funcionalidades gratuitamente.genesis-framework2

Aparece essas opções na aba de aparência.

genesis-framework3

E nos Widgets.

Para instalar é só pegar os dois arquivos zip que você baixa quando compra, clicar em “instalar temas”, clicar em “enviar” e fazer o upload do framework (esqueleto), e depois do tema filho (o que vai dar o visual escolhido ao site).

genesis-framework4

Aqui você pode listar todos os temas deles para escolher o que mais lhe agrade.

Para otimizar ainda mais, veja este post onde você aprende a diminuir o tamanho em Kb das imagens e combinar javascripts e CSS’s do seu site para aumentar a performance.

 

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *