Como gerar e pegar o código do Analytics para colocar no seu site

Vou ensinar aqui como você pode fazer para gerar e pegar o código do Google Analytics para seu site e saber onde colocá-lo em um site ou blog  Wordpress. Isso não vai ser nenhum bicho-de-sete-cabeças (apesar de o programa ser bem complicado e com muitas funcionalidades) mas iremos aprender a mexer no essencial de uma forma prática e intuitiva.

google-analytics

Primeiro vamos abrir o Google Analytics no endereço abaixo.

analytics360-blog-wordpress001Vai aparecer a tela abaixo. Clique em “Criar uma conta“.

analytics360-blog-wordpress002

Após clicar no botão, você vai ser redirecionado para esta página abaixo. Se você já tem conta no Google, faça o login, se não tem clique em Inscreva-se.

(Nota: Muita gente faz uma nova conta para cada site usando em e-mail criado especialmente para isso, tipo analytics@seusite.com.br porque pra quem programa em PHP e for precisar de recuperar dados através da API do Google para mostrar os dados e visitas no painel de seu site, para funcionar só pode ter 1 site principal na conta e usar o código da conta de 8 dígitos que pode ser pega na barra de administração do painel do Analytics. Mas se você quiser apenas obter estatísticas para seu site, não precisa criar outra, basta acessar com sua conta do Google existente e criar uma conta no Analytics a partir dali).

analytics360-blog-wordpress003Clicou em Criar conta, vai aparecer essa tela acima, Clicou em Inscreva-se aparece a página abaixo. Se quiser criar, preencha. Eu não vou precisar criar uma conta pois já tenho uma conta Google e vou fazer login com ela.

analytics360-blog-wordpress004

Fiz o login com minha conta, agora vou para essa página abaixo. Agora é a hora de criar a conta no Analytics para ela ficar vinculada a minha conta do Google que estou logado. Clique em Inscreva-se.

analytics360-blog-wordpress005

Ele vai te redirecionar para esta página e te perguntar qual site você quer analisar, preencha tudo. Veja que para fuso horário, eu coloquei Recife porque eu moro na Paraiba e é o lugar mais perto. Escolha seu Estado-Cidade ali, se não tiver escolha o mais perto para ficar certo. Isso serve para quando der meia noite no relógio no horário de Brasília (que é quando o Google Analytics para de contar o dia e passa para outro) isso realmente aconteça nesse horário.

analytics360-blog-wordpress006

Quando eu clico em obter id de acompanhamento, ele me mostra esta tela.

analytics360-blog-wordpress007

Tudo tem regras de conduta e leis e nós devemos se adequar a elas.

Eu li todo o texto e cliquei em “aceito”, logo eu vou estar sujeito as regras do Google.

analytics360-blog-wordpress008

Ele te mostra esta tela abaixo e nela tem o ID da sua conta, agora você vai colocar o código de acompanhamento no seu site. Selecionei todo o código e cliquei em copiar para a área de transferência.

analytics360-blog-wordpress009

Fui lá no meu site, no painel WordPress (ainda não tem seu blog/site WordPress aprenda a fazer a partir daqui) cliquei em Aparência > Editor para escolher qual página editar e escolhi o header.php (cabeçalho).

Apareceu todo este código abaixo (imagem). Agora eu tenho que localizar a tag </head> e colocar o código imediatamente antes dela.

Exemplo: Onde tem ali o fechamento do script do código Analytics, depois dele vem o </head>, é porque não deu pra ver na imagem.

Aí ficou assim:

})();

</script>

</head>

Agora cliquei em “Salvar arquivo” no meu site WordPress.

analytics360-blog-wordpress010

Fui lá na janela do Analytics cliquei em Salvar depois de colocar o código no meu site. Note que se houver êxito, aparece aquele quadradinho verde de aviso de êxito em cima. Note que o Analytics está me avisando que o código de acompanhamento não está instalado.

Depois de colocar o codigo no meu site, e clicar em “Salvar”, atualizei a página…

analytics360-blog-wordpress011

…ou saí dela e voltei e vi que agora o acompanhamento está instalado.

analytics360-blog-wordpress012

Pronto! Site instalado, já podemos acabar por aqui porque o código já está instalado, mas agora vou fazer um teste analisando o nosso site.

analytics360-blog-wordpress013

Selecionei meu site ali, cliquei em Relatórios e na aba de tempo real eu cliquei em Visão Geral e deixei ela aberta.

analytics360-blog-wordpress014

Abri meu site e deixei ele aberto.

analytics360-blog-wordpress015

Veja que quando estamos na aba de Visão Geral em Tempo Real no Analytics, ele mostra que tem uma pessoa online que sou eu porque estou com meu site aberto ali.

analytics360-blog-wordpress016

Fechei o site e a visita sumiu. Deu certo! Está funcionando.

analytics360-blog-wordpress018

Veja uma análise do meu site pessoal.

Depois quando as visitas vierem, além de você poder ver as visitas em tempo real, você pode ir em Publico Alvo, para ver as visitas de celular, vem de quais navegadores são usados para visitar seu site, na abinha de tecnologia ali. Também dá pra ver o comportamento dos visitantes, um fluxograma mostra para quais páginas do site os visitantes visitam dentro do seu site. Em Fontes de Tráfego você pode ver quais palavras-chave levam os visitantes dos buscadores para seu site. Em Conteúdo você pode ver quais páginas estão sendo visitadas, e muito mais.

analytics360-blog-wordpress019

 

Existe um plugin para você instalar no seu navegador que faz com que, quando ela estiver devidamente instalada, não mostre que você visitou o site. veja: Desativar Analytics

 

 

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *