Como desativar o Adblock plus do visitante do seu blog

Existe uma extensão para Chrome e também para Firefox chamada Adblock Plus que quando instalada e ativada corretamente no navegador, ela retira de todas as páginas que você acessar os anúncios e propagandas invasivas ou não. As pessoas vem usando isso muito hoje em dia e isso não é bom para donos de sites porque é da publicidade que vem a renda e se for para mostrar um site sem publicidade, é melhor fechar logo porque ninguém trabalha de graça.

adblock-desativar

Hospedagem de sites a partir de R$ 9,90. Hospedagem compartilhada, VPS, servidor dedicado, etc.

Para instalar essa extensão é só clicar em Configurações no Chrome.

desativar-adblockplus-do-visitante001

Em seguida Extensões.

desativar-adblockplus-do-visitante002

Obter mais extensões, procurar o Adblock plus e clicar em “Usar no chrome”

desativar-adblockplus-do-visitante003

E adicionar que ele já fica instalado e funcionando.

desativar-adblockplus-do-visitante004

Se você for lá na parte das Extensões, vai ver ela instalada e se quiser mudar alguma opção é só clicar em Opções.

desativar-adblockplus-do-visitante005

Nas opções pode até escolher quais sites querem colocar como exceção.

desativar-adblockplus-do-visitante006

Veja, para testar eu entrei no uol.com.br e a parte dos anúncios não aparecem.

desativar-adblockplus-do-visitante007

Mas o objetivo deste artigo não é incentivar o leitor a instalar essa extensão, mas sim fazer quem usa ela retirá-la.

Alguém desenvolveu um plugin para WordPress chamado NO ADBLOCK que quando instalado e configurado corretamente, ele mostra ao visitante uma janela falando que é pra desativar o Adblock ou qualquer outro programa que ele esteja usando para visualizar o site sem anúncios. Eu instalei aqui no meu site e deu conflito com o tema e não funcionou mas você pode estar testando no seu site.

É só instalar.

desativar-adblockplus-do-visitante008

E quando instalada a Extensão, ela mostra o ícone correspondente.Você entra e preenche tudo (marque o checkbox lá).

desativar-adblockplus-do-visitante009

E vai aparecer no seu site sempre que alguém o visitar com o Adblock plus, essa janela abaixo incentivando tirar para acessar o site sem a extensão ou clicar no outro botão para sair do site.

desativar-adblockplus-do-visitante010

Como no meu site esse plugin NO ADBLOCK não funcionou (pode ser que não funcione o plugin se você tentar, acho que o erro é na versão do WP), tentei outras alternativas e achei uma bem bacana, até melhor que o plugin. Achei esse site: AdblockPlus Demonstration (Em inglês). Ele explica como colocar uma mensagem vermelha pequena com um texto toda vez que alguém entrar no site com o ADBlockPlus instalado. Eu peguei e adaptei para o jeito que eu quero e o resultado foi que, sempre que alguém entre com a extensão instalada no navegador para esconder anúncios, ele mostre um aviso na tela toda como abaixo, impossibilitando o visitante de ler o conteúdo.

desativar-adblockplus-do-visitante011

Acima eu visitei meu site (teste nesse meu site aqui) com a extensão marota instalada. Abaixo eu desativei e recarreguei a página.

desativar-adblockplus-do-visitante012

E ficou tudo nos conformes, como eu queria.

desativar-adblockplus-do-visitante013

Se você quiser instalar no seu site, siga estes passos:

*Antes de instalar, faça backup do seu tema, pois se der erro é só restaurar*

Coloquei o código abaixo no final do arquivo CSS do meu tema do meu blog.

desativar-adblockplus-do-visitante014

O código abaixo eu coloquei no header.php (cabeçalho) do tema do meu blog e imediatamente antes do fechamento da tag </head>

desativar-adblockplus-do-visitante015

E o código abaixo depois da abertura da tag <body> do site. Como a tag <body> do meu site está no header.php, nem precisei abrir outro arquivo para procurar.

desativar-adblockplus-do-visitante016

Criei um arquivo no bloco de notas com o código abaixo:

E salvei como um arquivo chamado advertisement.js (Preste atenção, quando for salvar no bloco de notas como um arquivo .js, tem que mudar na hora de “salvar como” o tipo do arquivo para “todos os arquivos” e colocar o nome dele de advertisement.js, assim ele vai ser salvo na extensão .js).

desativar-adblockplus-do-visitante017

E através do cpanel (pode fazer isso pelo ftp) coloquei ele dentro da pasta JS dentro do meu tema.

desativar-adblockplus-do-visitante018

Veja que cliquei em “edit” e abri ele.

desativar-adblockplus-do-visitante022

E o código está lá mesmo.

desativar-adblockplus-do-visitante023

Para entender como funciona: O que vai acontecer é isso, sempre que o visitante acessar o site com o Adblock plus instalado ou qualquer programa ou extensão que remova os anúncios, ela (a extensão) vai ver aquele código no início do blog como o nome Advertisement e vai entender que o código faz parte de um anúncio e vai retirar.

Como aquele nosso código onde tem a mensagem que vai aparecer ao visitante é uma condição, ela diz que se existe o elemento “tester” não faça nada ou mostre algo em branco, se não, mostre a mensagem. Como o Adblock “come” o arquivo Advertisement antes de abrir a página, o elemento “tester” (que está dentro dele) não vai existir e aí a mensagem vai ser mostrada. Como a mensagem grande está estilizada em CSS, ela vai ser mostrada daquele tamanho.

Pronto, agora toda vez que alguém entrar no seu site com o Adblock plus instalado, vai aparecer aquela tela vermelha e o legal é que a tela está com position:fixed no CSS, ou seja, mesmo se ele for descendo pelo site, ela fica fixa na tela e não desce junto.

Pode testar aqui no meu site, instale o Adblock plus e tente acessá-lo.

Comments

comments

Comments

  1. hallysson says

    é só a minha opinião:

    realmente, o anúncio é oq mantém o site, mas os usuários já tão de saco cheio desse monte d lixo visual na internet (sites que tem mais anúncios do que conteúdo, principalmente sites de download)

    sou a favor da publicidade que pouco aparece, que não incomoda, não aqueles lixos que ficam exatamente em cima ou quase sobrepondo o conteúdo, ou que confundem o usuário…

    se vc respeita isso vc não tem culpa das pessoas odiarem anúncios, mas tem programadores q ferram a categoria inteira dos sites d hospedagem grátis

    eu permiti alguns anúncios, mas por pena mesmo, pq por mim eu bloqueava tudo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">