Como pôr seu site no Google – Demonstração com um Blog WordPress

Depois de ter escolhido um bom nome de domínio, registrado um domínio e contratado uma boa hospedagem para o blog, instalado o WordPress na hospedagem manualmente ou automaticamente, e escolhido o template (tema) para melhorar o visual dele, agora chegou a melhor hora, cadastrar o blog no Google para que ele apareça nos resultados de buscas.

O que vamos fazer aqui não é fazer com que ele fique na primeira página em primeiro, o que vamos fazer aqui é colocar ele para aparecer nos resultados do Google, para ele entrar no índice do Google. Depois que ele estiver no índice (para consultar, basta fazer uma busca por “site:www.seusite.com” sem as aspas no buscador. O Google mostrará os resultados e nele ainda mostrará o número de páginas que estão indexadas lá.

Depois de instalado, se quiser melhorar no ranking, é só ir fazendo consulta pela palavra-chave que você quer aparecer e caso seu site não apareça nos resultados do buscador, mudar algo no título dos posts e no conteúdo e depois de alguns dias quando o BOT passar pelo seu site novamente, indexar novamente e o conteúdo se atualizar no Google, fazer uma nova consulta para ver se ele aparece na palavra-chave desejada. Mas emfim, isso é papo para quando ele estiver indexado.Vamos ao objetivo do post que é fazer com que o site esteja nas buscas do Google.

Google-SEO

Primeiro entramos no GWT (Google Webmasters Tools), a central de ferramentas para webmasters que o Google proporciona.

Digitando http://www.google.com.br/webmasters você irá para a tela abaixo, e caso digite http://www.google.com.br/webmasters/tools ou caso clique no lugar onde a seta aponta abaixo, você irá direto pra lá.

cadastrar-blog-no-google001 cadastrar-blog-no-google002

Se você não tem site cadastrado lá, o Google logo te mandará para uma tela para você colocar um novo (próxima imagem depois dessa abaixo). Se já tiver algum site e sua conta já está ativa lá, Clique em “Adicionar um site”.

cadastrar-blog-no-google003

 

Ao clicar ele pede para informar o endereço do novo site.

Note que eu coloquei com o www, porque é o padrão do meu site porque quando eu fui instalar ele eu optei por isto (se seu site estiver abrindo com o www e também sem o www, tome cuidado porque o Google pode punir ou rebaixar seu site por conteúdo duplicado. O certo a se fazer é fazer com que o site tenha uma só versão, se escolher a versão com o www, como eu fiz www.photoefeitos.com, fazer com que caso alguém acesse ele pelo http://photoefeitos.com ele redirecione para o www.photoefeitos.com. O site só pode ter uma versão. Para fazer isso (definiar um endereço único) é só entrar no painel do seu site WordPress, clicar em configurações gerais e colocar ali os dois endereços da mesma forma. Caso não funcione, você deve fazer um redirecionamento 301 de www pelo .htaccess, nesse post explica direitinho como – Vocêvai ter que saber abrir o arquivo .htaccess em qualquer programa de ftp,o Filezilla por exemplo).

cadastrar-blog-no-google004

Depois que eu coloquei o link e cliquei em continuar, apareceu a tela abaixo, é a tela que aparece para que possamos validar e provar ao Google que o site é realmente de nossa autoria, ou que temos acesso a ele. Existe o método recomendado que é este, de fazer o download de um arquivo, colocar na raiz (pasta www ou public_html no gerenciador de arquivos da nossa hospedagem), consultar para ver se está lá mesmo e clicar em verificar.

cadastrar-blog-no-google005

Existe também outros métodos como o primeiro ali (figura abaixo), que o Google nos dá um código metatag para colocarmos no nosso site. Usando nosso id do analytics (que não dápra fazer agora no photoefeitos.com pois nosso site ainda não está com o Google Analytics instalado para vermos estatísticas) e com provedor de domínio (que na verdade nem sei como fazer que nunca testei).

Vamos ficar com o mais fácil e o recomendado pelo Google.

cadastrar-blog-no-google006

 

Fizemos o download do arquivo clicando no link da primeira seta, e ele começará baixar.

cadastrar-blog-no-google007

Depois é só entrar no Cpanel do nosso site para colocar o arquivo lá.

cadastrar-blog-no-google008

Colocar a senha.

cadastrar-blog-no-google009

Ir no gerenciador de arquivo.

cadastrar-blog-no-google010

Clicar em upload, estando na raiz do site.

cadastrar-blog-no-google011

Clicar em escolher arquivo,selecionar o arquivo e abrir.

cadastrar-blog-no-google012

E logo o upload se iniciará.

cadastrar-blog-no-google013

Pronto, o arquivo já está lá, agora vamos clicar no link referente pra ver se está mesmo.

cadastrar-blog-no-google014

OK, o arquivo está no nosso site.

cadastrar-blog-no-google015

Clicamos em verificar e o Google dá a mensagem de êxito (se não der é porque você fez algo errado) e clicamos em continuar.

cadastrar-blog-no-google016

Depois o site aparece na lista porque já está instalado no GWT.

cadastrar-blog-no-google017

Mas para concluir, temos que dizer ao Google quais são as urls que nós queremos que ele indexe.

Vamos entrar no nosso painel do WordPress do Photoefeitos.com.

cadastrar-blog-no-google018

…mas antes eu vou entrar no painel do meu site pessoal, esse aqui Optimizing para mostrar uma coisa…

cadastrar-blog-no-google019

Se o seu blog já tiver com o plugin WordPress SEO instalado, então ele tem um ótimo Sitemap que podemos usar para indicar as urls que queremos que o Google indexe. É só ir em Sitemaps XML no painel do plugin WordPress SEO.

cadastrar-blog-no-google020

E acessar essa url aí.

cadastrar-blog-no-google021

Esse é um Sitemap que contém 4 urls de Sitemap, todas divididas por categoria, tags, posts e páginas. Só precisamos dela para indicar ao Google.

cadastrar-blog-no-google022

Então, para instalar ela é só ir no Webmasters tools, selecionar seu site, clicar em Sitemaps ali no lado esquerdo…

cadastrar-blog-no-google023

E clicar em “Adicionar/testar Sitemap”.

cadastrar-blog-no-google024

Pegamos só a última parte da url.

cadastrar-blog-no-google025

E colocamos lá. Claro que aqui não funcionaria, porque esse site Photoefeitos.com não está com o plugin WordPress SEO instalado, logo não tem o Sitemap.

cadastrar-blog-no-google026

Então vamos acessar o painel do WordPress dele (http://www.photoefetitos.com/wp-admin) e instalar um outro plugin de Sitemap.

Abrimos o painel, clicamos em Adiconar Novo Plugin.

cadastrar-blog-no-google027

 

Buscamos por Google XML Sitemap.

cadastrar-blog-no-google028

Clicamos em “instalar”, demos OK.

cadastrar-blog-no-google029

E ativamos o plugin.

cadastrar-blog-no-google030

Ao acessarmos a url referente ao Sitemap, as urls já aparecem. (Ela aparece assim diferente da do WordPress SEO porque aquela está estilizada com CSS e essa não, mas é mesma coisa, a diferença é a aparência.

cadastrar-blog-no-google031

Então já que o link é válido, colocamos ele lá no nosso site do Webmasters Tools, clicamos em “Enviar Sitemap”.

cadastrar-blog-no-google032

E atualizamos a página.

cadastrar-blog-no-google033

Assim que enviamos e atualizamos, o Google mostra que elas foram enviadas e agora é só esperar elas indexarem no buscador.

cadastrar-blog-no-google034

 

Depois de alguns dias fique consultando no Google o seu site com o comando “site:” para ver se já indexaram. (Aqui já apareceu agora porque, já indexou mesmo sem eu ter feito o cadastro no GWT e colocado Sitemap porque o Google não precisa disso para indexar. A função do BOT do Google é revirar a internet em busca de páginas para indexar e se tiverem permissão de fazer isso, indexam, se não, não indexam).

cadastrar-blog-no-google043

 

 

Aqui já podemos encerrar o processo de colocar seu site ou blog no Google.

Aprenda aqui como colocar o código do Google Analytics (site oficial do Google Analytics) no seu blog para saber quem o acessa.

CONTEÚDO EXTRA

Agora fui dar uma olhada no meu site no GWT e olha só.

Entrei nele e cliquei em Sitemaps.

cadastrar-blog-no-google035

E vi que tava cheio de erros. Cliquei em um link desses erros e fui para a tela seguinte.

cadastrar-blog-no-google036

E o Google me disse que tem alguma coisa de errado no arquivo robots.txt do meu site (arquivo que dá instruções ao robô do Google) que estava impedindo dele rastrear algumas páginas.

(Nota: Só precisa cadastrar um Sitemap, o sitemap_index.xml que ele faz tudo. Aí (na figura acima) eu cadastrei todos os links que estão dentro do sitemap_index.xml porque quando fiz eu não sabia que não precisava, mas eu vou deixar assim mesmo aqui no meu site).

cadastrar-blog-no-google037

Quando vi os erros de rastreamento logo fui na hospedagem do meu site para ver o que era que tinha no robots.txt que estava deixando o site assim.

cadastrar-blog-no-google038

e quando abri ele para editar…

cadastrar-blog-no-google039

Vi que (na seta grande) ele estava sendo impedido de rastrear as imagens do site e outros arquivos (Que estão dentro da pasta wp-content).

cadastrar-blog-no-google040

Rapidamente tirei essa regra que impedia e aproveitei para tirar o Allow, porque não precisa. O robô tem por padrão rastrear todas as páginas e não precisa dizer a ele que é permitido fazer isso. Se quisermos dizer quais diretórios ele não indexe, é só dar um Disallow.

(Note: Caso você dê um Disallow e, por exemplo se eu colocar ali só o nome “photoshop” depois de algum Disallow, eu vou estar dizendo (Google, não rastreie nenhuma página que tenha a palavra “photoshop” em sua url. Agora se eu colocar “/photoshop/” eu estou dizendo ao Google que não é para rastrear nenhum diretório chamado “/photoshop/”. Muito cuidado com isso.

Sim, aquele User-agent: * significa que a instrução será dada a todos os robôs. Se no lugar do * eu colocasse googlebot, eu estaria dando essa instrução somente para o robô do Google porque existe robô do Bing, MSN e muitos outros.

Pronto, fiz a alteração e salvei.

cadastrar-blog-no-google041

 

Corrigi o erro, mas o que eu queria mostrar era isto.

Seu blog vai estar assim quando ele estiver estável no Google.

cadastrar-blog-no-google042

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *