Ter servidor próprio, hospedagem compartilhada ou revenda? – Dúvida

Como já está mais do que explicado, um Dedicado é um servidor só seu, que você aluga e fica pagando por mês, pagando caro, para entrar pelo putty.org, acessando usando o user: root (raiz, mestre) e a senha que recebe, para instalar o que quiser (no nosso caso o WHM – como instalar o WHM no server via SSH).

Já o VPS é a mesma coisa, sendo que é virtualizado, ou seja, é um dedicado que foi dividido em dois uma mais, para transformar em vários dedicados. Fica mais barato e é tão bom quanto o Dedicado. Funciona do mesmo jeito, e para iniciantes, é melhor ir de VPS do que Dedicado (e em uma empresa que trabalhe com Cloud, que aí fica tipo um self-service, você contrata o que usa).

Agora antes de alugar o seu, veja se é do jeito que falamos aqui, pois tem alguns deles que compartilham CPU entre os VPS’s que estão no Cloud, tem diretórios protegidos que você não pode acessar e etc. Pergunte logo se você vai ter acesso root, esse é que é o bom para você se logar e fazer tudo por conta via terminal.

Antes de alugar um servidor é bom que seja Cloud, pois aí você que calcula o quanto vai usar de memória, espaço em disco, etc e ele dá o preço na hora. Depois que você cadastrou, recebe os dados de acesso ao painel deles onde lá vai ter o servidor funcionando, representado por um IP, vai ter o lugar de configurar o DNS (como mostramos aqui), o lugar de dar Reboot (reiniciar quando travar). Eu instalei o meu quando tinha só 2GB de memória ele ficava toda semana pelo menos uma vez ele travava e os sites ficavam fora do ar. Só resolvia quando eu recebia a notificação de que o host tava fora do ar pelo uptimerobot.com eu indo lá resetando o servidor, que os sites voltavam. Foi preciso eu colocar 4 GB de memória e 2 core de processador para ficar um servidor mais potente e instalar o Varnish, aí ele aguenta agora.

Faço cada script, meus sites são cheios de plugin, todos pesados e nem cai mais, ta muito bom (como a pessoa coloca vários sites no servidor, todos os sites usam a mesma memória e processador do servidor, e se um site usa memória e processamento demais do nosso servidor, os outros sites que também precisam vai ficar sem, aí ele trava e desliga só, e a pessoa tem que ir lá resetar. Com 4GB de memoria agora fica bom pra mim).

Pra quem ainda está no início, tem vários sites que a pessoa pode consultar ou acompanhar, sites, fórums em português e em inglês como:

  • webhostingtalk.com : Muito bom! Tem em inglês e português. É um sites onde tem várias discussões sobre host, problemas soluções, dicas etc.
  • portaldohost.com.br: Esse é brasileiro tem várias dicas lá também, sobre host, hospedagem, iniciantes em hospedagem, problemas relacionados a isso.
  • https://forums.cpanel.net/forumdisplay.php?f=22 – é o fórum oficial do CPANEL onde a pessoa pode entrar lá fazer buscas por questões sobre host.

Mas o melhor que acho é você usar o Google, tanto o português www.google.com.br ou o inglês www.google.com/?hl=en e fazer busca colocando a descrição do erro que aparecer e ir lendo as páginas retornadas, assim você vai sempre aprendendo e qualquer erro vai ser corrigível. Não teve uma vez que achei um erro de host e não encontrei a solução usando o Google, é só saber usar ele (veja aqui como usar o Google)

**–**–**–**–**

Ps. Como é de praxe, eu sempre digo. Se você tem muitos sites, não é obrigado criar um servidor para eles, basta usar o Plano M da HostGator que pode colocar um domínio principal e os outro como suplementares. Aí todos os sites funcionam. Mas ainda tem como a pessoa contratar uma Revenda de hospedagem na HostGator ou outras (comprando essa, não quer dizer que você vai ter que vender hospedagem! Pode sim, inclusive pode instalar o WHMCS e fazer uma empresa de hospedagem, em uma revenda, mas pode também colocar seus próprios sites sem querer vender nada). Porém se você quiser ficar expert mesmo, contrata um servidor que aceita WHM/CPANEL – que seja CENTOS Linux, na Hostgator ou por aí buscando no Google, e instalando tudo seguindo o tutorial de como criar um servidor VPS com WHM.

**–**–**–**–**

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *