Algumas dúvidas sobre o que é WHM e o que é CPANEL

Como já criamos um tutorial que ensina como você pode criar o seu próprio host de hospedagem no HostGator para você administrar seus próprios sites ou de clientes (na verdade esse foi criado na atlantic.net, mas indicamos o hostgator.com.br por causa que eles tem um serviço de suporte onde você pode ir lá tirar uma ou outra dúvida enquanto cria). Agora vamos falar mais um pouco sobre isso WHM e CPANEL para esclarecer algumas dúvidas que o pessoal sempre tem. Também é bom você ler logo este artigo antes de iniciar a criação do VPS ou Dedicado com WHM.

Pra quem não sabe, o CPanel.inc é a empresa que criou o software WHM e o CPANEL, que são como se fosse dois em um, ou melhor um só. A pessoa baixa o WHM instala no servidor Linux (veja aqui quais são os requerimentos para instalar o WHM/CPANEL), para manusear ele. Ele é como se fosse o Windows do seu computador, que você instala para usar. Então, o WHM é o programa que gerencia todo o seu servidor e faz tarefas automáticas (servidor é um numero IP vinculado a um domínio: Vamos supor, aluguei um VPS ou Dedicado e a empresa que eu aluguei me deu o IP https://444.444.444.555, e instalei o WHM acessando via Putty acessando user:root e a senha que a empresa nos deu quando alugamos. Quando eu acesso https://444.444.444.555/whm log depois de instalado, ele logo pede para logarmos com user e senha para entrar no painel de administração do WHM).

Servidor via Putty

Loguei em um servidor via Putty para instalar o WHM usando o user root (mestre) e a senha passada pela empresa que aluguei. Logo depois tenho que instalar o WHM via linha de código

No meu servidor, depois de tudo instalado, posso acessar o WHM através do IP, não só pelo IP, mas também por um domínio mestre. Eu registrei outro domínio antes de instalar o WHM no servidor, domínio chamado meuhost.com.br, e vinculei ele a meu servidor quando instalei o WHM dizendo que era o domínio principal. Eu toda vez agora não preciso mais acessar pelo IP https://444.444.444.555/whm mas sim pelo https://meuhost.com.br/whm assim fica até mais amigável.

Uma vez instalado o WHM, criamos as contas de hospedagem para cada cliente, ou cada site seu, vinculando elas ao domínio (ex. registro o domínio meusite.com e aponto o DNS para meu servidor e quando eu acesso meusite.com/cpanel eu acesso o painel da hospedagem para gerenciar meu site).

whm-hospedagem

WHM instalado funcionando

cpanel hospedagem

CPANEL de cada conta de hospedagem

Então podemos entender que o CPANEL é a empresa CPanel.inc que fez o software WHM que, quando instalado no servidor, podemos criar contas para os sites que cada site. WHM = Controla o servidor, CPANEL = contas de hospedagem de cada cliente ou sites nosso.

Quando você quiser acessar o WHM para administrar seu servidor, acesse http://444.444.444.555:2086 (http) ou https://444.444.444.555:2087 (https) ou http://444.444.444.555/whm. Já se quiser acessar o CPANEL de cada conta de hospedagem criada, pode ser http://444.444.444.555/cpanel, http://444.444.444.555:2082 (http) e https://444.444.444.555:2083 (https).

Memorize que a porta 2086 e 2087 do seu servidor está configurada automaticamente para responder pelo WHM (administrador de servidor). E a porta 2082 e 2083 do seu servidor está configurada para responder pelo CPANEL (que administra contas de hospedagem).

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *