Devo contratar uma revenda de hospedagem?

Não precisa você ser um revendedor de hospedagem se você contratar uma revenda. Esse tipo de conta de hospedagem é chamado assim porque ele possibilita a criação de diversas contas Cpanel separadas em vez de você contratar uma por uma em empresas de hospedagem. Por exemplo, eu tenho 5 sites, ou seja, 5 domínios diferentes e eu hospedo um na Hostgator, outro na Blue Host, outro na Hostdime, etc. Um em cada empresa. Com certeza vai sair mais caro para mim que vou pagar cerca de 70 reais ou mais para hospedar meus sites, dependendo de quanto a empresa cobra. Eu posso facilmente, em vez de hospedar um por um, contratar em uma empresa só uma revenda de hospedagem e depois cadastrar vários sites nesse serviço. Elas (as revendas) são chamadas assim porque são mais usadas por revendedores que contratam uma conta e revendem espaços para as pessoas, mas pode ser usada também para hospedar sites próprios como se cada site que você tem fosse um cliente.

host

Nós aqui da Optimizing recomendamos a Hostgator porque ela é robusta, possibilita o cadastro de inúmeros domínios em uma conta de revenda e tem 50 GB de espaço para os sites. Além disso ela vem com uma licença para a pessoa usar o WHMCS que é um sistema pago de cobranças (WHMCS).

Se você contrata uma hospedagem na Hostgator (o preço é de RS 50,00 por mês, o mais barato) você ganha a licença grátis do WHMCS. Geralmente em outras hospedagens essa licença é paga mas na HG você ganha ela.

O WHMCS é um gerenciador que dá um poder a mais à sua conta fazendo com que quando ela estiver ligada ao painel da sua revenda (seu site.com.br/whm), você possa fazer cobranças automáticas, enviar boleto, entre outras coisas.

Como funciona

http://seusite.com.br/cpanel – É o endereço do Cpanel (painel de configuração da hospedagem do site que você cadastra na revenda, seja para clientes ou seus).

Esses sites ficam dentro da sua revenda que pode ser acessada por:

http://seusite.com.br/whm – É o endereço do painel da sua revenda, onde você cadastra, configura e apaga as contas de sites.

Os WHMCS ficam num diretório dentro de algum site seu, geralmente no seu site principal da sua revenda e o programa vai ser instalado para funcionar como se fosse um site, (como fazemos na instalação do WordPress).

http://admin.seusite.com.br – Na minha eu fiz assim, eu baixei os arquivos pelo link do WHMCS que eles me deram quando contratei a revenda, criei um subdomínio no meu site principal chamado “admin”, e sempre que queria entrar no painel do WHMCS eu entrava por esse endereço.

Pronto, uma vez ligado o WHMCS à sua revenda, ela pode controlar tudo inclusive envio de cobranças, emails de boas vindas, email com as informações da conta (como quando a pessoa recebe quando contrata uma hospedagem em uma empresa) e muitos outros benefícios.

Você pode até cadastrar um domínio nele para algum site de um amigo e ele ficar pagando através do envio de e-mail por mês, trimestre ou anual (dependendo de como você o cadastrou para ele ficar pagando), como se ele estivesse contratado em outra hospedagem.

No início, é bom a pessoa ficar mexendo e contratando as contas pelo WHM, só depois de aprender a mexer no WHMCS que a pessoa liga um à outro porque é muito difícil aprender a mexer no WHMCS.

Estou planejando um tutorial para postar aqui no site de como contratar e configurar uma revenda, fique atento, linkarei aqui quando o fizer. Mas você pode configurar o WHMCS através do faq.hostgator.com.br, procurar o FAQ lá no site da Hostgator ou o faq de outra hospedagem que você está, eles geralmente ensinam nela como configurar.

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *