É bom contratar VPS/Dedicado quando o site cresce?

Muitas pessoas confundem VPS com Dedicado e eu vou explicar aqui para você entender.

Servidor dedicado é basicamente (basicamente, isso é o que eu entendo depois de um tempo trabalhando nessa área, não vá comentar aí o artigo me “crucificando” pois não consultei nem a Wikipedia para fazer este artigo, isso é o que entendo), como o próprio nome diz, um servidor dedicado única e exclusivamente para seus sites, para você, é um computador alugado só para você. Um VPS (Virtual Private Server – Servidor privado Virtual) é um servidor robusto que nele, foi dividido em vários onde tem um programa que simula um servidor para cada área dividida. É a mesma coisa do dedicado, funciona do mesmo jeito, sendo que ele é um servidor virtual, configurado para trabalhar como se fosse um dedicado.

O servidor virtual VPS é mais barato que o Dedicado.

Quando você começar com o seu site, você vai otimizando, sem visitas nem nada e hospedado em um host compartilhado (veja esse texto sobre hospedagem compartilhada) depois quando a quantidade de visitas começar a crescer, você muda para um VPS ou dedicado.

Como ele, o seu site, não tem muitas visitas, você pode deixar ele numa hospedagem compartilhada mesmo. Ela (se for da Hostgator Brasil ou Hostgator EUA) aguenta até uns 3.000 garantido, de visitas por dia – tem pessoas que mantém site numa hospedagem compartilhada lá com mais de 10 mil visitas por dia e ele aguenta sem cair, mas o mais aconselhável é você, depois que as visitas começarem a vir e passarem desse número, você contratar um VPS ou um servidor dedicado por que vai ser melhor, vai ser um servidor só para você, só para seus sites. Se seu site for daqueles que precisam de muito processamento, muita memória, é só na hora de contratar um VPS você montar ele direito, de acordo com o que você precisa. Se for daqueles sites tipo “recorte foto online”, jogos online, loja virtual com Magento, etc. você vai precisar de mais processamento, de mais memória, agora se for site em WordPress, Joomla etc. você vai precisar configurar o seu VPS ou dedicado para que ele não tenha tanta memória assim, mas que a quantidade de tráfego, banda de tráfego – que é o limite de megabytes que a pessoa pode baixar nele – (sites também são arquivos que ocupam espaço então também é considerado download e consome banda de tráfego), seja alta, mas mesmo assim ele vai precisar de muita memória e processamento porque como é blog, ele vai ter muita gente online e também é preciso.

No começo, antes de eu contratar um VPS em um host, eu primeiro vi um tutorial no Youtube em português, de um cara que ensinava a montar e ele fez na Burstnet. A pessoa mesmo que montava as configurações, e depois de tudo pronto, instalava o WHM/CPANEL e tinha uma taxa a mais por isso, porque para usar WHM/CPANEL é preciso pagar uma licença (Quando a pessoa contrata o VPS a partir do 3 – consultar imagem abaixo – na HostGator Brasil ou Hostgator EUA, já vem com a licença e ele é todo gerenciado.). Mas se você tiver uma noçãozinha de Linux, servidor etc. você dá pra desenrolar pela internet com os tutoriais. Dê preferencia a conteúdo em inglês para se orientar porque o material é mais atualizado e tem mais artigos e ajudas. Busque por “How to install VPS”, por exemplo.

(Aprenda como acessar o Google em inglês)

(Aprenda como fazer buscas no Google)

As pessoas que querem sair de hospedagem compartilhada geralmente estão com problemas em seus Hosts, porque ele pode estar ficando devagar por causa da quantidade de visitas e, como é hospedagem compartilhada, esse site que esta derrubando o servidor pode estar atrapalhando o funcionamento dos outros que estão no mesmo servidor. Isso acontece muito nessas hospedagens iniciantes, empresas que vendem a R$ 4,90 uma hospedagem com requisitos mínimos que os iniciantes contratam e ficam com problema quando o site cresce.

Estar em uma hospedagem problemática é até ruim para a colocação/ranking do site no Google, se ficar caindo direto. O ideal é ou passar para uma compartilhada da Hostgator (de preferência Hostgator EUA que é mais robusta e aguenta milhares de visitas por dia, mas se não puder pagar em Dólar, Hostgator Brasil também é boa), ou contratar um VPS com gerenciamento total e Cpanel para você cadastrar seus sites também, na VPS Hostgator Brasil ou VPS Hostgator EUA e clicar em VPS no menu de cima. Aí é como se você tivesse seu próprio Host, sendo que vai ser um servidor onde você vai contratar cada site seu para que cada um tenha CPANEL (semelhante à revenda de hospedagem).

hg

Lembrando que eu recomendo a HostGator porque ela foi a melhor para mim quando eu estava iniciando. Já passei por várias, mas essa foi a que achei melhor. Você pode fazer uma busca no Google também por “Contratar servidor dedicado” ou “contratar VPS” que vai aparecer vários resultados e você pode escolher uma empresa.

Bem esta é minha visão acerca de hospedagens e migração de compartilhado para VPS ou Dedicado. Se você estiver querendo sair de sua hospedagem compartilhada e não sabe nem mexer num servidor, SSH, WHM, sugiro antes de contratar você dê uma estudada antes para não acontecer o caso de você pagar e perder dinheiro pois não vai saber mexer, não vai saber instalar CPANEL/WHM e vai perder dinheiro e tempo.

Ou contrate logo uma com tudo gerenciado.

hospedagem-vps-hostgator

Hostgator Brasil – Escolha de VPS – http://portalwp.com/hostgator-brasil

 

hospedagem-vps-hostgator-eua

Hostgator EUA – Escolha de VPS – http://portalwp.com/hostgator-gringa

Entre no site da Hostgator (www.hostgator.com.br ou www.hostgator.com) clicando nas imagens acima (ou faça uma busca no Google por “VPS contratar”) e faça uma simulação no site da empresa. Veja que algumas configurações permitem que a pessoa já compre VPS com o Cpanel instalado e tudo. A partir do VPS 3 já vem com tudo instalado e gerenciamento total. É o ideal para quem está começando, mas se a pessoa souber mexer em servidor, pode pagar mais barato e se virar sem o Cpanel mesmo. Fica a seu critério. Boa sorte na escolha.

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *