Como criar um servidor com WHM para hospedar seus sites 1/20

Neste artigo eu vou documentar tudo o que aprendi nos últimos 2 meses, quando precisei de passar meus mais de 10 sites da HostGator compartilhada (pagando 3 hospedagens compartilhadas para esse monte de site) para um VPS (pode ser com dedicado também). Quando você for comprar lá na HostGator o VPS ou dedicado, você pode escolher se é gerenciado ou não-gerenciado. Essa modalidade que vamos fazer é não-gerenciado, ou seja, nós que somos experts e queremos aprender como funciona a coisa e vamos cuidar do nosso site. A diferença de um servidor dedicado é que é um servidor, um IP que você (nós agora) vai/vamos pegar e instalar o Linux (sistema operacional) do jeito que quiser para colocar seus sites, e o VPS devemos tratar do mesmo jeito de um dedicado, porque instalamos e tratamos ele do mesmo jeito, a diferença é que ele vai ficar na nuvem, tipo, um dedicado onde se tem vários IP’s dentro dele, virtualizado um espaço dividido em muitos. Digamos que VPS (Virtual private server) são vários servidores dentro de um dedicado. (Desculpe os Gerentes de TI se a definição oficial não for essa rsrs mas aqui é pra entendermos).

Entenda o WHM como o software que gerencia o servidor, o CPANEL como cada site que acrescentamos no servidor (onde se pode colocar mais sites dentro de cada um, mas o CPANEL já vem no WHM). O Cpanel é cada contratação de hospedagem, como se você tem uma empresa de hospedagem de sites (WHM) que chega uma pessoa que quer alugar um espaço por 19,90 por mês por exemplo e você adiciona a conta CPANEL dessa pessoa vinculado a um domínio dela e ela vai entrar e configurar tudo lá, podendo ela até colocar mais domínios lá, caso você configure nos pacotes para que ela possa acrescentar mais de um domínio. PACOTES são a configuração que cada site vai ter que deve ser setado no WHM (vamos ver isso mais pra frente). VPS é um servidor (IP) privado, dedicado é um servidor (IP) só para você. IP é um número que corresponde a um servidor ou endereço onde você acessa via SSH para configurar tudo. SSH é um sistema que a pessoa pode entrar via Putty (um programa que a pessoa baixa) para configurar todo o servidor dando comando manualmente.

Ali mais abaixo, a lista de todos os passos que passaremos, desde criar o servidor, até configurar ele todo, usando o WHM (Web Host Manager) para gerenciar ele (é como se fosse um sistema operacional onde a pessoa cria as contas dos sites, e é bem fácil de mexer).

PS: Caso queira, também tem o Superdomínios que está com uma promoção de VPS e o HostDime. Não estranhe os preços desses VPS, é mais caro que a compartilhada mesmo. São diferentes de hospedagem compartilhada porque você vai colocar todos os seus sites lá.

Lista do passo-a-passo de como ter um servidor próprio (você ser sua própria empresa de hospedagem)

  1. Como criar um servidor Linux com WHM para hospedar seus sites [atual]
  2. Começando a criar um VPS / Dedicado [próximo>>]
  3. Configurando o DNS do VPS / Dedicado
  4. Instalando e configurando o WHM
  5. Fazendo o Upgrade do WHM para a última versão
  6. Adicionando pacotes para as contas de cada site
  7. Adicionando um site (conta CPANEL) e vinculando ela à um pacote
  8. Instalando o CSF (firewall) para aumentar a segurança do Host (nosso servidor)
  9. Configurando o Tweak Settings do WHM para ficar mais seguro
  10. Aumentando a segurança no php.ini com desativação do fopen
  11. Entendendo uma conta de revenda de hospedagem
  12. Instalando o Varnish Cache para o servidor ficar mais rápido
  13. Instalando o Mysqli (Mysql improve)
  14. Instalando a extensão do PHP phpgd para imagens gráficas
  15. Instalando a lib do PHP Imagick (Imagemagick)
  16. Consertando o Erro Mysql has gonna way
  17. Fazendo um backup de um site (da conta CPANEL) completa para guardar e restaurar depois pelo SSH
  18. Restaurar um backup completo do CPANEL
  19. Configurando o Backup automático no WHM
  20. Restaurando o Backup automático no WHM

Lembrando que, isso aqui é pra quem quer entender mesmo como funciona uma máquina, caso você queira menos dor de cabeça, pode contratar uma revenda de hospedagem, onde você vai ter um espaço dentro de um servidor semelhante a esse que vamos construir mas gerenciado por outra pessoa, para colocar vários sites e ser uma empresa de hospedagem também.

 

 

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *