Acessar Cpanel da hospedagem em internet publica seguramente

O Cpanel é o painel de controle de uma hospedagem linux comum, quando o servidor dessa hospedagem usa o WHM. Aqui nós vamos aprender tudo sobre como se logar da maneira correta para que os dados não sejam interceptados por terceiros,mesmo se você estiver acessando de uma internet publica como livrarias, pousadas etc.

Existe duas formas de quando você comprar uma hospedagem se logar. Quando você registra uma hospedagem na HostGator por exemplo, eles dão um e-mail com todos os dados, você pega os dados principais que são: O endereço do site CPanel, do site que você configurou:

  • http://meusite.com/cpanel
  • http://meusite.com:2082 (conexão não-segura)
  • https://meusite.com:2083 (conexão seguro, mesmo que emita um alerta de exceção de certificado não seguro, mas lógico que é melhor comprar o SSL https pro site, mas assim também fica seguro).

Mesmo que o SSL (que deixa o https verde e funcionando) não estiver configurado e estiver emitindo um erro, você deve continuar usando essa modalidade, pois ainda funciona a criptografia.

Evite entrar no CPanel da sua hospedagem e colocando usuário e senha, por lanchonetes, shopping e internet publica onde ela pode ficar vulnerável. Só use na sua casa e conexões confiáveis.

Também tem o lance de não funcionar quando você entra nesses locais, como ele poder bloquear o CPanel através de um Firewall no servidor de internet. Para solucionar, só você instalar o cpanelproxy na sua hospedagem que ele vai ficar usando um proxy para quando você entrar na hospedagem. Mesmo se o acesso normal estiver bloqueado ele deixa você acessar, pois ele não vai estar usando a sua internet, e sim um IP externo adicional.

Para instalar o CPanel proxy, você ou:

  • Pode pedir ao dono da hospedagem para ele instalar no servidor, (podendo ele cobrar por isso) pela linha de comando SSH
  • Ou você mesmo instalar usando o seguinte endereço http://www.cpanelblog.in/how-to-install-cpanel-proxy/, colocar seu user e senha marcando o “cpanel” e “mail” proxys e instalar.

Depois acesse seu CPanel pelo cpanel.seusite.com ou seusite.com/cpanel e troque sua senha imediatamente. É bom que você instale o Cpanel proxy pelo sssh, mas se não tiver acesso, é só instalar por aí e trocar a senha depois.

cpanel

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *