Saber se um link em um site é rel=”nofollow” sem abrir código-fonte

Muita gente que faz Link Building (processo de aquisição de links para o site da pessoa de forma legal) anda pela internet procurando blogs, fórums e sites que possuem em seu sistema de comentários uma falta de que o link seja rel=”nofollow.

Muitos sites se esquecem de colocar o nofollow em sua programação e o que acontece é que aqueles links dos autores de comentários vão ficar sem o nofollow e vão fazer com que o site passe sua relevância para o site do comentarista e isso torna uma vantagem pra quem ta comentando, ele recebendo links assim.

Pra quem não sabe, um site que linka outro com o atributo nofollow, não está passando relevância. É até aconselhável para quem vende propaganda em seu site colocar o rel nofollow para não passar autoridade porque se deixar de colocar, o Google abomina (Veja essa matéria da MestreSEO sobre um caso de uma floricultura no exterior que saiu do índice do Google). Em SEO, o link é uma espécie de voto que um site passa para outro. Se por exemplo esse meu site Optimizing tem várias referências na internet, tem vários sites que me linkam, sites que são do mesmo contexto do meu, voltado a Design e Internet, quando ele me linka, ele está como se fosse passando link juice para meu site, é como se um pouco da relevância dele passasse para o meu site e meu site vai se tornar mais importante na internet, principalmente para o Google, fazendo com que meu site até suba uns degraus nas buscas do Google.

Hoje em dia isso já está perdendo a importância por causa das atualizações do Google (Panda Penguin), mas ainda pode funcionar.
Para facilitar para essas pessoas que andam pela internet em busca de sites que não tenham nofollow no link, achei essa extensão para o Google Chrome que faz com que todo o link em qualquer site que ele acesse fique com um outline pontilhado em vermelho ao redor e assim fica fácil identificar quando um link é nofollow ou não. Eu por exemplo instalei aqui no meu PC para ver como as pessoas fazem a estratégia e SEO em seus sites. Vejo que eles colocam os links para algumas páginas do site com nofollow e só o link da página mapa-do-site sem nofollow o que facilita quando o robô do Google vier passar pelo nosso site e fazer um scan, ele passe somente pelas páginas relevantes e ignore as com nofollow. Ele ignorará as páginas irrelevantes e entrará no mapa-do-site e lá encontrará os posts que eu quero que indexe.

Pra quem quiser instalar é só visitar o link abaixo:

Nofollow Extensão Chrome

Visitando o link acima, vai abrir essa página, é só clicar em “adicionar ao Chrome”.

nofollow-3

Quando você for na aba de extensões instaladas do Chrome, você verá ela e pode ter acesso à página de opções.

nofollow-1

Quando ela está instalada, você verá isso na barra de endereços do seu navegador.

nofollow-2

Os links com nofollow ficarão assim, contornados com uma linha pontilhada vermelha e facilmente identificável.

cadastrar-blog-no-google052

nofollow-4

Se quiser, pode ir até a barra de opções e bloquear alguns sites para que ela não funcione neles.

nofollow-5

Mas o que eu mais gosto na extensão é isto. Quando você entra numa página que tem meta noindex ou meta nofollow no código-fonte (ou seja, instrução para o Google não indexar e nem seguir o link), ela avisa com essa janelinha na parte de baixo do browser.nofollow-6

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *