Como fazer buscas no Google? Aprenda.

Vejo através das palavras-chave buscadas que o GWT (Google Webmasters Tools) e o GA (Google Analytics) mostram muitas pessoas fazendo buscas de forma ineficiente. Algumas delas buscam fazendo perguntas ao buscador como “Onde fica a cidade tal?” (apesar do Google estar trabalhando para responder essas perguntas que as pessoas fazem) e de outras formas.

google

A melhor maneira de fazer uma busca é escrever da maneira que o buscador entende.

Se você quer achar uma frase exatamente como ela é, sem errar nada, é só colocar o termo entre aspas.

Ex.: se eu quiser procurar esse post que você está lendo, é só eu colocar uma frase dele entre aspas (“Vejo através das palavras chaves buscadas que o GWT (Google Webmasters Tools) e o GA (Google Analytics) mostram“) que o Google vai encontrar exatamente ele.

Já se eu não colocar a frase entre aspas, o Google vai buscar por conteúdo que têm cada palavra chave individualmente, e também conteúdo que tem a frase por completo.

Com o operador “inurl:” eu posso buscar por conteúdo que tenha obrigatoriamente o termo posterior no endereço (URL). É muito útil para incluí-lo na caixa de pesquisa para fazer com que o buscador mostre postagens com data específicas. Ex.: Eu posso colocar sem as aspas “inurl:2011 Google” para fazer com que o Google busque todas as páginas que estejam indexadas nele que possuam a palavra “Google” no conteúdo e na URL, e “2011” somente na URL.

Eu uso muito assim, por exemplo: Primeiro eu deduzo que existe uma página com um texto sobre O Caos no Trânsito de São Paulo (Ou O Caos no Trânsito em São Paulo). Depois eu começo a fazer buscas usando as palavras-chave | Caos Trânsito São Paulo (Retorna resultados que contenham qualquer uma das palavras, inclusive a frase toda)| Trânsito São Paulo Caos (mesma coisa da anterior)| “Trânsito em São Paulo” Caos (Retorna resultados que contenham obrigatoriamente o termo “trânsito em são paulo” e a palavra Caos solta nele)| ( tudo isso sem usar artigos, pronomes etc.)

Enfim, dava para eu listar todos os operadores de uso no Google aqui, mas só com essas dicas você pode aprimorar os seus resultados e aumentar suas chances de resolver seus problemas no dia-a-dia. Eu uso o Google todos os dias e sei que com certeza sabendo fazer uma busca legal estamos ganhando mais com isso.

Veja mais operadores neste post: http://undergoogle.com/tutoriais/guia_referencias.html

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *