Myfonts.com – Site que permite fazer reconhecimento de fontes online

Tutoriais fontes – Reconhecimento de caracteres.
Hoje eu navegando na internet achei um site bem interessante sobre fontes. Trata-se do Myfontes.com, um site que faz o reconhecimento de uma fonte que você não sabe o nome fazendo uma busca no banco de dados sugerindo fontes parecidas. Vai te ajudar a descobrir qual é a fonte usada em uma imagem.

Funciona assim: Você envia uma imagem para o site e ele pede que você confirme se as imagens foram detectadas corretamente e depois faz uma consulta no banco de dados do servidor mostrando posteriormente fonte semelhantes da imagem que você mandou. Vou fazer uma pequena demonstração de como usar o serviço.

1. Acesse o site http://myfonts.com e clique em Whatthefont como na imagem abaixo.


2. Você vai parar na tela abaixo.



3. Ele pede para enviar uma imagem via upload para que o sistema faça uma busca interna e especifique as que mais se parecem. Ele dá algumas dicas para uma busca mais eficaz que são: tentar fazer upload de uma imagem com texto o mais horizontal possível. A imagem deve ter em torno de 100px de altura. Atente para que as letras não toquem umas nas outras. A área máxima da imagem a ser enviada é de 400,000px (largura x altura). O melhor formato para enviar é o Tiff em 300dpi, porém Jpg também funciona.

No meu diretório eu abri uma fonte desconhecida no formato Ttf e printei a janela aberta. É claro que quem procura esse serviço não vai ter a fonte, mas sim um texto ou uma imagem, mas eu peguei a fonte só para ilustrar o tutorial.

4. Abri a imagem no Photoshop e cortei ela usando a ferramenta Crop tool e depois acessando Image/Image Size defini o Height(altura) em 100px. (Atente para Constrain proportion, deixe marcado.)

5. Abri a imagem .Jpg da fonte desconhecida e cliquei Continue.

6. Aparece a tela abaixo.

7. Nela ele manda você fazer as correções necessárias, deixar em branco as que o sistema não conseguiu detectar direito e quando uma letra estiver perfeita em preto você tem que digitar ela embaixo. Observe a imagem abaixo. (Eu fiz as correções).



8. Por último ele dá sugestões de fontes que se parecem com aqueles caracteres reconhecidos.

Claro que existe formas de melhorar o reconhecimento de caracteres neste site, e também depende muito da fonte.

É isso, até a próxima.

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *