Como e por onde começar em Webdesign? – Html, CSS, PHP, Jquery etc.

No intuito de ajudar às pessoas que estão interessadas em começar a estudar para serem Webdesigners, eu resolvi criar esse artigo descrevendo tudo o que deve ser feito para que depois de alguns meses você consiga  construir um Website. Não vou ensinar a fazer nada, mas vou apenas mostrar o caminho e dar algumas dicas. Sei que isso é importante para quem está começando porque quando iniciei, não encontrei muito material motivador para me incentivar a se formar como auto-didata em Webdesigner. Claro que algum conteúdo do curso que eu faço, curso superior de Design, até me ajudou, mas como eu faço design gráfico, é uma coisa mais voltada para projetos, uma coisa mais científica. O que me importava era aprender as técnicas em informática para saber fazer um site.

A primeira dica que dou é:

Aprenda a fazer buscas no Google.

Eu poderia agora até fechar este artigo, porque você sabendo buscar no Google, você vai achar uma infinidade de material que te ajuda para te guiar no aprendizado. Mas vou continuar o artigo e, começando novamente, a primeira dica que dou é:

Aprenda HTML e CSS.

(Tenho um tutorial sobre como criar um site simples com html e css em 7 partes, outro sobre fatiar um layout no Photoshop em PSD para HTML e CSS e outro sobre como estruturar um layout da maneira certa, mas antes disso, é bom saber como manusear um site localmente simulando um servidor Web no seu PC)

Html e CSS são duas coisas que andam juntas na web. Html é um tipo de marcação (não é programação) onde você vai criar determinadas tags, que geralmente elas envolve o conteúdo, numa maneira simplista de dizer. Como por exemplo, essas palavras que você está lendo agora, elas por dentro (se você clicar com o botão direito e escolher “exibir código fonte” você notará) estão envoltas de marcação <p></p> onde o “p” significa parágrafo. E essas marcações podem ser estilizadas com CSS como por exemplo <p style=”font-size:12px;”></p>onde eu disse que esse parágrafo vai ter fonte no tamanho de 12px. Mas ela, (a CSS) está inline e não é bom fazer isso, então pegamos o código CSS e colocamos em um arquivo .css com a seguinte regra nele p{font-size:12px;}. Que só vai funcionar se os dois estiverem interligados com o atributo <link />. Mas enfim. No tutorial você poderá aprender como funciona isso.

Uma dica que dou é acessar o site http://pt-br.html.net e estudar por lá. Eles ensinam (HTML e CSS) de uma maneira bem simplista e pode te ajudar. Depois que aprender, pode acessar aqueles meus posts que mencionei logo acima, ou estar procurando mais conteúdo na internet.

Te digo que em algumas semanas você vai ter aprendido bastante sobre isso. Na minha época eu tinha sido chamado para um emprego em uma agência de criação de site aqui na minha cidade e quando fui fazer o teste, não fiquei porque eu não sabia muito trabalhar como front-end (montagem de layout com html e css etc.). Depois “arregacei as mangas” e procurei estudar bastante sobre isso, inclusive comprando livros sobre o assunto. Hoje em dia eu sei (não muito, mas o essencial).

Aprenda PHP e  Jquery

Após isso, a pessoa já vai saber como criar um site, mas vai estar muito simples. Chega a hora de aprender PHP e Jquery. O ideal é a pessoa comprar um curso que envolva isso (eu comprei um curso em DVD de video-aulas muito massa e aprendi na prática), que envolva criação de sites com PHP e Jquery e pode se aprofundar mais com ele.

O Jquery é o que dá interatividade a um site, como aqueles menus animados, e aqueles banners que ficam se intercalando. (Não confunda a animação que eu disse com Flash. Veja aqui, por que não criar um site em Flash!) Já o PHP é a programação em si onde você vai poder fazer a recuperação dos dados no banco de dados (Mysql) através de códigos na sua página. Como os dados, o texto da página, etc, ficam guardados no banco de dados, é só a pessoa recuperar eles do Mysql na página usando códigos PHP. Isso é bom que no painel que agente faz, é uma área onde só o dono do site acessa, ele pode estar mudando os dados no banco de dados, e quem acessar aquelas páginas que agente fez antes, já recupera os dados atualizados do banco de dados, e é basicamente assim que tudo funciona.

Tem um site, um banco de dados e um painel de controle.

  • O site é onde vai ser mostrado aos visitantes os dados recuperados do banco de dados.
  • O banco de dados é onde injetamos os nossos dados.
  • O painel, é uma espécie de outro site (ali, com aquelas partes cinza que estão simulando os campos de texto, onde escrevemos o que queremos e clicamos em enviar para alterar o banco de dados), onde só o cliente tem acesso.

Muita gente no início já faz o site sem painel. Só fazem o site, colocam os dados ali e pronto. Mas é importante aprender PHP porque o cliente sempre quer mudar algo no site e é só ele fazer por ali pelo painel.

O legal é que você quando não está sabendo de uma função, só é você procurar no Google por elas e aparece várias pessoas demonstrando como resolver aquele erro. Se você souber inglês, pode estar procurando no Google em inglês (que é até melhor, pois tem muito mais conteúdo – Aprenda aqui como acessar o Google em Inglês). Te digo que com perseverança, em 90% das dúvidas que tinha em PHP, o Google me apontou a solução.

Desculpe o péssimo gráfico. Sei que estudo design gráfico e poderia ser melhor, mas aqui meu objetivo foi só te informar. Abçs!

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Comments

    • @everson_azevedo says

      Valeu Hildo. Se tiver alguma sugestão de pauta, pode enviar pelo “contato” ali em cima que estarei abordando aqui, tornando o site mais rico em conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *