Transformar uma imagem em preto e branco no Photoshop / Adjustments

No artigo anterior nós aprendemos uma maneira simples de transformar uma fotografia de colorida para preto e branco, agora nós vamos fazer o mesmo, sendo que de outra maneira. Nessa modalidade, nós selecionaremos a Layer principal e faremos a edição em outra Layer, mais acima daquela da imagem que estamos usando. Desse jeito, se não quisermos mais o efeito, é só deletar a Layer afetada, deixando a da foto intacta. Isso se chama Edição não destrutiva.

Essa é a imagem que usaremos:

Abriremos a imagem. Note que a Layer está com um cadeado, e se quiséssemos editá-la, era necessário dar dois cliques em cima dela e na caixa que aparecesse, era só clicar em OK que o cadeado saía tornando ela editável. Mas como nossa edição é não-destrutiva, então…

É bem provável que o painel Adjustments esteja assim, fechado. Se estiver, dê dois cliques que ele abre.

Ou ativar em Window>Adjustments.

Ao abrir, clique no ícone correspondente à aplicação de preto e branco que logo abrirá o painel e a imagem ficará em preto e branco.

Você deve pensar “Como vou mudar cores numa imagem preto e branco”, mas aí nesse painel, nós mudamos as áreas correspondentes às cores na imagem, mude algum que você percebe. Ou seja, se eu puxar o azul para o lado branco, o céu da imagem vai ficar mais branco pois era ali que o azul prevalecia.

Abaixo você pode conhecer melhor o painel. Clique naquelas duas setas para recolher o painel, quando quiser escondê-lo.

Note que uma Layer foi criada em cima da layer da foto.

Se quisermos tirar essa edição que fizemos, é só clicar no olho.

Para salvar a imagem é só ir em File>Save

…e salvar onde quer. Como PSD ele salva como um arquivo editável do Photoshop (pode mudar de .psd para .jpg também, nesse momento).

Mas, para salvar em .jpg da melhor maneira, para web e dispositivos é só escolher File>Save for Web e escolher as dimensões, qualidade, etc. e salvar.

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *