Trabalhando com Seleção no Photoshop CS6

Quando eu comecei no curso de Design gráfico e quando eu comecei a estudar Photoshop, eu tinha muita dificuldade de trabalhar a ferramenta seleção neste maravilhoso programa. Achava muito difícil de usar, mas com um pouquinho de leitura e prática acabei aprendendo bem rápido. Se você está querendo dominar as ferramentas deste programa e ainda está no início, sugiro começar por esta ferramenta (Seleção), pois você usa ela para quase todos os trabalhos que você fizer neste programa.

Lembrando das dificuldades que passei no início, resolvi dar umas dicas de como usar esta ferramenta.

 

Primeiro abriremos a imagem que queremos manipular. Escolhi esta com fundo branco para ficar mais fácil a assimilação do conteúdo.

 

As ferramentas de seleção que vamos usar é a do Retângulo, Elipse, Laço, Quick Selection (Seleção rápida) e Magic Wand Tool(Varinha mágica). Para abrir o menuzinho é só clicar e segurar o click.

 

Primeiro selecionamos a ferramenta de seleção. Vamos usar a do elipse.

Mas antes de começar, devemos tornar a Layer (camada) editável clicando duas vezes nela e dando “OK” na janelinha que aparecer. Com isso, o cadeado da Layer sumirá, pois antes ela estava como background do trabalho, agora como Layer Editável.

 

Quando clicamos em cima da imagem, note que a seleção não ficou em cima de onde queríamos. Então para fazer ela descer, faça uma seleção e (segurando o click) pressione e segure também “barra de espaço”, baixe e coloque onde quer.

 

(Guarde na memória (na sua, não na do computador) este tipo de seleção que você pode fazer tanto com elipse como retângulo).

 

Agora vamos selecionar a imagem com a ferramenta Quick Selection.

 

Selecione a ferramenta.

 

E vá clicando (clique, segure e arraste onde quer selecionar) na parte que você quer selecionar (no caso a parte branca) até que tudo esteja selecionado.

 

Esta é outra forma de selecionar com a ferramenta. Pressione Ctrl+D para tirar a seleção.

 

Selecione a ferramenta Magic Wand (Varinha mágica) e escolha a tolerância de 120 ou mais e clique em cima da parte branca. Note que seleciona todo branco da imagem, inclusive aquela parte da imagem que é quase branca na divisão das outras cores.

 

Se fizermos o contrário (deixar um valor menor para a tolerância) e selecionar novamente, a parte selecionada da imagem vai ser a que for branco puro, deixando de fora a parte do branco que se mistura com o azul. Com isso você pode e ir tentando encontrar uma tolerância certa para selecionar a cor de sua imagem.

 

Pressione Ctrl+D para tirar toda a seleção e vamos agora usar a forma manual e mais precisa de selecionar uma foto.

 

 

Com a ferramenta Laço selecionada.

Primeiro amplie a imagem pressionando ctrl++ umas três vezes até que fique bem ampliado (Quanto mais aumentar o zoom mais você vai trabalhar e mais precisa a seleção pode ficar).

 

 

Clique, segure o click e va arrastando o mouse até ir contornando a imagem que você quer selecionar.

 

(Dica: Se o seu mouse está rápido ou devagar demais, você pode diminuir a velocidade do ponteiro nas propriedades do mouse no painel de controle do seu computador.)

 

Se você errar e soltar o click sem querer, (veja que a seleção ficou parcialmente)…

 

 

…você pode (ainda com a ferramenta laço) segurar Shift, clicar onde parou e arrastar para continuar selecionando a imagem. Depois solte e veja como fica.

 

Vimos que em cima, ficou saindo parte da seleção na imagem. Podemos retirar segurando Alt, clicando e contornando o que quer tirar da seleção, depois soltar. E para acrescentar podemos segurar Shift, clicar, segurar o click e circular onde quer selecionar mais.

 

Quando a imagem ficar toda selecionada, já podemos pressionar Ctrl+c Ctrl+v para que a seleção se transforme em uma layer separada.

 

Com isso, tiramos a seleção da layer que tem branco e deixamos só aquela que geramos e ela ficará com fundo transparente.

*Note na interrogação na imagem que aquela primeira seleção que fizemos ficou mais consistente do que a o restante porque quando selecionamos ela, ela ficou com o Feather 0px e as outras com Feather 3px. Falaremos do Feather mais na frente.

Tiramos a visualização (clicando no olho) da layer de baixo, a que tem o fundo branco. Em cima do icone da layer de cima, segurando o Ctrl clicamos em nele e a imagem será selecionada.

Outra dica:

Também podemos salvar a seleção clicando em Select – Save Selection.

 

Aparecerá a janela. Colocamos um nome nela e demos “OK”.

Agora podemos carregar a seleção em outro ou no mesmo documento selecionando Selection – Load Selection…

 

…abrirá uma janela com a seleção que salvamos. Selecionamos ela e demos “OK”. Ela será carregada na imagem que está aberta.

Depois da imagem cortada, podemos salvá-la para WEB ou impressão. No nosso exemplo vamos salvar para WEB e com isso vamos deixar ela com fundo transparente.

No olho, na parte da Layer, deixe aquela que geramos, a que foi copiada, com o olho e retire o olho da de baixo. A que ficará no documento depois disso é a sem fundo.

File – Save for WEB com essa imagem cortada em primeiro plano.

 

Escolhemos PNG em cima.

E salvamos. Quando abrirmos a imagem que foi cortada e salvar no Windows, ela fica com o fundo transparente. 

Temos outra coisa que podemos fazer. Podemos refinar as bordas da imagem. Quando fizemos a seleção manual com o laço ela ficou com a borda opaca. Isso acontece porque quando selecionamos, o Feather estava em 3px. Se tivesse deixado ele em 0px as bordas tinha ficado bem perfeitas. Vamos corrigir isso.

 

Para que elas (as bordas da imagem/seleção) fiquem sem opacidade, é só antes de você dar ctrl+cctrl+v pra duplicar a layer, você clicar em Refine Edge para ajustar conforme seu gosto.

 

E outra. Quando você seleciona algo em uma imagem, você pode inverter a seleção com Ctrl+shift+i.Na imagem acima eu criei uma seleção no branco. Uma parte do branco está selecionado na foto. Se eu combinar ctrl+shift+i o que fica selecionado é aquela parte que não estava selecionada, ou seja, o objeto. 

 

Estas são algumas formas de usar as poderosas seleções no photoshop.

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *