Tirar manchas de pele no Photoshop – Spot Healing Brush (Pincel de recuperação para manchas)

(Nota: Se quiser pular logo para o tutorial, sem passar por introdução e explicação das ferramentas, passe para o ponto número 6)

Veja também: Eliminando manchas de parte de imagens das fotos

Quando estamos fazendo algum trabalho e precisamos de uma foto, procuramos um banco de imagens, certo? Então, quando pegamos alguma foto em um banco de imagens, algumas vem com sinais na pele, e outras manchas. É importante dizer que para preservar a naturalidade das fotos, é bom que deixemos sinais na pele das pessoas, mas para trabalho, podemos deixar a pele artificial, afinal, usamos a imagem para ilustrar alguma coisa em um site como “Contato” e etc., colocamos a foto de uma pessoa telefonando, entre outras coisas. Mas também tem pessoas que tem muitos sinais na pele e quando tiram fotos de si, querem abrí-las no Photoshop e remover os sinais da pele. Eu mesmo, tenho muitos sinais e quando tiro uma foto do rosto, eu tiro alguns no programa.

Fiz uma pequena série de tutoriais sobre como photoshopear pessoas e vou começar postando este artigo. Mais para frente eu vou postando outras maneiras de tratar imagens rostos e pele de pessoas para deixar da melhor aparência possível usando a combinação de pixels no Photoshop.

Vamos começar usando a ferramenta Spot healing Brush (Pincel de recuperação para manchas na pele e etc.)

A maneira que esse cara trabalha, é ótima para correção de manchas, ele captura  pontos da imagem ao redor do cursor e traz para dentro dele.

1. Abra o Photoshop pressionando Ctrl+O ou utilizando o Menu File > Open (Arquivo – Abrir).

2. Pressione (J) para selecionar a ferramenta Spot Healing Brush Tools. Você pode segurar Shift e ir apertando (J) até aparecer a ferramenta: ou simplesmente clicar com o botão esquerdo do mouse, segurar o botão e escolhê-la. Escrevi bem grande na imagem “Cliquei duas vezes e dei enter para desbloquear a layer e torná-la editável” porque quando abrimos um arquivo jpg no Photoshop, a layer referente a ele fica com um cadeado ao lado impedindo de fazer qualquer alteração nela.

3. Nessa caixa, podemos configurar o tamanho do pincel, a dureza ou hardness, (se ele tem as bordas macias ou não). 0 de Hardness deixa a borda do pincel  extremamente macia, e 100 extramamente dura. Temos também o espaçamento e ângulo que um serve para definir qual o espaço de captura dos pixels que vão compor a parte interna do cursor e outro a direção que esse pixel é capturado, que é melhor deixar as configurações padrões.

4. Em mode é bom que deixemos em normal, porque as outras opções funcionam como o modo de mesclagem de layer. Usaremos o Padrão porque queremos apenas substituir os sinais da pele dela com a pele ao redor.

5. Em type, deixamos a opção content aware. No Pohotshop CS4 não tinha essa opção, ele vinha de fabrica com a opção proximity match selecionada. Proximity match serve para corrigir a área interna do cursor se baseando na área próxima (externa ao cursor). Create Texture é para escolher se  a área externa estiver com imperfeição, pois ele consertará a área interna a partir de pixels da mesma, sem consultar a área ao redor do cursor. Mas se você está no Photoshop CS5 deixe a Content Aware selecionada porque ele trabalha de maneira inteligente, ou seja, se os pixels ao redor estiverem imperfeitos ele tenta substituir com os pixels da área inteiror e vice-versa.

Sample All Layers (obter amostra de todas as camadas). Essa opção deixamos desmarcada, porque ela serve para colher informações de outras layers. Por exemplo, se eu pressionasse ctrl+J e criasse uma layer semelhante a da moça da foto e pra essa nova mudasse a tonalidade da pele, e voltasse a layer original passando o Spot Hearling Tool nela com esta opção marcada, a correção seria feita colhendo informações também da layer de outra tonalidade, isso pode deixar a correção com a tonalidade diferente da layer selecionada.

6. Concluindo.

Selecionamos a ferramenta Spot Healing Brush, definimos o tamanho de 18 pixels, Hardness 100%, Spacing 25%, Mode Normal, Type Content Aware ou Proximity Match, Sample All Layers desmarcada e clicamos em cima da mancha.

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *