Pôster da revista Simplicissimus – Thomas Teodore Heine

Uma Revista que atacava o governo e exaltava o Povo alemão.
Simplicissimus, ou Der Simpl como era conhecida, era uma revista de temas críticos e polêmicos que atuava na Alemanha e teve seu auge nas décadas anteriores a Primeira Guerra mundial (1896-1914).

A figura do buldogue que estampava o Pôster da revista representava o povo que se opunha ao materialismo e a modernização, impostos pelo governo à população. Com a corrente rompida e o olhar de liberdade do cachorro, a imagem mostrava a resistência que existia entre as duas partes.
A revista chegava a ser proibida de publicar seus artigos como um cão calado por uma focinheira, mas nunca dava certo. Pelo contrário, tanta perseguição só servia para torná-la mais conhecida e desejada, e assim voltava a publicar suas matérias ousadas.
Essa imagem de autoridade, que passava o cão, foi desenvolvida por Thomas Teodore Heine (1867-1948) que, cansado das tendências do Art Nouveau Francês de traços arredondados, resolveu inovar criando figuras simples e de traços retos, se opondo às regras acadêmicas da época. Tempos depois, o estilo da Simplicissimus foi ainda mais geometrizado em seus traços seguindo o estilo de logotipos da década de 70.
Imagem http://www.stadtmuseum-online.de Referência Bibliográfica: Linguagens do Design – Steven Heller

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *