Peso psicológico do PRETO, BRANCO e CINZA – Sensações Acromáticas

Sabemos que as cores tem poder de estímulo psicológico que podem fazer com que uma pessoa termine executando algo ou não. Aqui iniciaremos um estudo das cores com enfoque em psicodinâmica, como as cores agem no intelecto do ser humano. Começaremos com o Branco, que é a ausência de cor, o Preto, que é a mistura de todas as cores e o Cinza que é a mistura do branco com o preto, ou seja, é uma parte do preto.

O Branco, aqui no Ocidente, tem um uso positivo como quando alguém veste branco e pede paz em marchas, veste branco para a passagem de ano novo como uma forma de superstição para que o ano que vier, seja bom. Mas no Oriente, mais precisamente na Índia, essa cor (se bem que o branco é a ausência de cor, como o próprio nome diz, cor acromática, portanto não é cor) é usada em luto. Aqui no Ocidente o branco é usado para figurar a paz e todos os sentimentos positivos, e lá no Oriente é usada para tristeza, devastação e luto. Sabemos que na ausência de luz, não existe cor. Para atenuar e aumentar a percepção de uma cor, é preciso jogar luz em cima dela e isso se faz com o branco. A palavra branco vem do germânico (Blank) que quer dizer Brilhante. O branco é a ausência de matéria e a presença de luz intensa.  Já o preto é a presença de matéria e ausência de luz, por isso está associada à sentimento negativo.

Olhando por outro lado, o Preto é uma cor que é associada à requinte e sofisticação, talvez por sua dureza e solidez. Fazendo uma combinação de cores cromáticas com o preto, podemos obter um aspecto de solidez e firmeza, já juntando o branco com as cores cromáticas, temos um aspecto de delicadeza, ingenuidade.

A cor Cinza, mistura do preto com o branco, remete a ideia de neutralidade, algo que não é nem firme nem delicado. Pode significar maturidade.

psicologia-das-cores

 

 

Caraterísticas:

 

branco

Branco:

Paz, pureza, delicadeza, piedade, santidade, limpeza, divindade, alma, otimismo.

 

preto

Preto:

Mal, negatividade, miséria, pessimismo, angústia, depressão, opressão, desgraça.

 

cinzaCinza:

Velhice, desânimo, tristeza, melancolia, sabedoria, passado, tédio, indiferença, maturidade, meio-termo, abandono.

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *