O Designer, o Cliente e o Usuário em um Projeto Gráfico

No nosso campo de trabalho (DESIGN), existem três lados. O lado Cliente, o lado do Designer, e do Usuário.

  • O Cliente, é a pessoa que procura o Designer a fim dele solucionar um problema na sua empresa ou negócio.
  • O Designer, é quem vai estar disponível para aquele trabalho e que já tem uma certa bagagem de conhecimento na área.
  • O Usuário, é a pessoa que vai utilizar aquele trabalho que foi feito pelo designer e pedido pelo cliente.

Todos eles giram em torno do Projeto a ser criado. Todos vão se beneficiar do Projeto e eles devem querer dar o seu melhor.
O Cliente quer um projeto de qualidade, o Designer quer fazer um projeto de qualidade e ser bem pago por isso e o Usuário quer um projeto de qualidade para utilizá-lo.

O intelecto de um Designer é como uma impressão digital, cada um tem uma certa bagagem cultural, então se esse projeto for feito por várias pessoas, vamos supor, o Cliente peça a um designer que ele execute aquele Projeto, e o mesmo Cliente peça que outro Designer execute aquele mesmo Projeto, sem eles saberem. Os dois Projetos sairão diferentes, mas os dois ficarão adequados para a empresa.

 

 

O dever de um Designer é entender como funciona o ambiente do cliente (ou seja, a empresa) e também os desejos do Usuário.
Para isso, ele vai ter que pesquisar, e muito, isso quando ele não domina o assunto que a empresa aborda, claro, mas ele vai ter que mergulhar no mundo da empresa, seja por internet ou por visita.

Nós Designers, somos convocados a resolver um problema de uma empresa, mesmo que ele não seja explícito. Pode ser uma placa que não está tendo a devida Comunicação Visual, se comparado à mensagem em texto que ela passa. A estrutura de um Website que está simples demais, a ponto de o usuário não entender qual o caminho para ele encontrar determinadas páginas. A capa de um livro que não passa a mensagem que o livro aborda, em fim, são situações que o designer vai ter que se encher do assunto para que aquele projeto saia bem feito.

Para tudo isso leva tempo. Um trabalhador que faz serviço braçal, que trabalha mais com força física, precisa de tempo para terminar aquele trabalho, e nós designer precisamos de tempo para pesquisar e se inteirar sobre aquele assunto, para depois começar o serviço “braçal”.
Vamos supor, um Engenheiro Civil se forma e sai da faculdade com extremo conhecimento técnico e apto para resolver diversos problemas da área, mas quando ele assume um projeto, ele não vai ter que aprender uma nova disciplina para fazê-lo.
Os designers sim, se por exemplo, tem que assumir a criação de uma identidade visual de alguma empresa de gastronomia, por exemplo, ele vai ter que saber sobre aquele assunto, antes de começar a criar aquilo, pois só assim poderá desenvolver um Projeto Gráfico contextual àquele ambiente.

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *