Entenda as regras de cores hexadecimais e como usá-la no Photoshop.

Neste post eu vou dar algumas dicas para entendermos os valores de cores hexadecimais de uma vez por todas; aquelas antecedidas do (#) joguinho da velha (ou tralha, sustenido, como você quiser chamar).
Comece a prestar atenção, pois você entendendo isso vai facilitar muito nos seus trabalhos gráficos quando for escolher uma cor.
O código hexadecimal é um código de seis dígitos que cada dupla de valor representa uma cor das RGB’s.
Os dois primeiros dígitos representam vermelho (red) os dois seguidos representam verde (green) e os dois últimos representam azul (blue).
A cores RGB são mais usadas na web que é o nosso caso, já CMYK são mais usadas em trabalhos de impressões.

Como sabemos, o codigo hexadecimal é formado pela mistura de Três cores. CADA PAR de caractere equivale a uma cor, ou seja, equivale a um valor entre 0 e 255. Quanto mais perto
de 0, mais escuro e quanto mais perto de 255, mais claro.

Por outro lado, CADA CARACTERE desse é uma variação entre 0 e 15, mas como do 10 ao 15 temos dois algarismos, então eles foram substituídos por letras. Portanto cada caractere pode assumir o valor de 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 A B C D E F, ou seja, dezesseis variações. Então “5E” equivale a 5 x 16 + 14(de E) que dá 94. Portanto “5E”(no hexadecimal) é a mesma coisa que 94(no RGB).

Seguindo o mesmo raciocínio para as cores restantes “1D” é igual a 1 x 16 + 13 que dá 29 e “6A” é igual a 6 x 16 + 10 = 106.
Misturando as cores Red 94 Green 29 e blue 106 (observe a imagem) temos o roxo.

Dicas:

1. Selecione Window/Info no seu Photoshop, ou pressione F8 e aparecerá a janela como na imagem abaixo.

2. Nas opções do menu clique em Panel Options.


Aparecerá a janela abaixo. Em Mode selecione Web Color.

3. Quando você passa o mouse por cima de uma cor do seu documento, a cor hexadecimal aparece no painel Info.

4. Usando a ferramenta Eyedropper, escolha uma área da sua imagem e clique com o botão direito nela, e no menu que aparecerá escolha Copy Color as Html. Escolha o seu editor de html preferido e cole o código lá. O photoshop copiou a cor RGB com uma regra de cor para html. ( color=”#bacddc”).

Clicando em Copy Color’s Hex code, o Photoshop só passará para a área de transferência o código hexadecimal sem a regra HTML.

5. Com a ferramenta Eye Dropper selecionada, clique numa parte da imagem no palco do Photoshop e quando o chip de cor detectá-la, clique nele. Aparecerá o Color Picker e o número hexadecimal da
cor estará na parte de baixo dele.

6. Você também pode selecionar uma cor que está no seu Desktop ou navegador. Selecione o chip de cor e quando abrir o Color Picker, o Eyedropper já fica selecionado, então dentro do Photoshop clique numa parte da imagem (Com o Color picker aberto),segure o clique e mova para o desktop. Desse jeito a ferramenta eyedropper também
funcionará fora da area de trabalho do seu Photoshop. Escolha uma cor de lá e solte o botão do mouse.

Você também pode inserir um número hexadecimal na janela do color picker e o photoshop interpretará a cor.

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *