Proteja suas imagens/Direitos autorais em imagens (Informações e Marca D’água)

Umas das coisas mais chatas de ser blogueiro é a de outra pessoa copiar posts do seu blog. Posts que você ralou pra fazer, imagens que deu trabalho para fotografar, prints que você suou para organizar, e ela simplesmente entra no site, pressiona Ctrl+A depois Ctrl+C e cola no blog dela.

Quando um amigo pega e coloca as referências tudo certinho no rodapé do post a pessoa até se sente lisonjeada de estar sendo linkado naquele blog. Mas tem outras pessoas que copiam na cara dura mesmo e toma posse da autoria dos nossos posts. Chegam, copiam o post com as imagens, e ainda abrem a foto NO PAINT colocando o nome do blog delas em cima da marca d’água do nosso logotipo que está na foto.

Dia desses eu me deparei com uma situação dessas. No Twitter é onde os donos pega os links do plágio, mostram a todo mundo.
Uma pessoa foi no Google e pegou pelo Google images uma foto de um blog que possuía uma marca d’agua original do logotipo na foto. A pessoa colocou o nome do blog dela em cima do logotipo que estava na foto que ela copiou da blogueira.

Para evitar esses “espertismos”, existe algumas opções no Photoshop que dificulta a cópia de uma imagem. Vou mostrar duas formas pra você estar protegendo sua imagens contra cópia não autorizada.

Você pode:

I – Colocar informações de Copyright nas propriedades de uma imagem.

1.  Abra sua imagem no Photoshop. (Note que não existe especificação de Direitos reservados na aba).

2. Acesse File / File Info.

3. Lá em “Copyright Status” você marca a opção “Copyrighted” e preenche os campos. Essa Opção “Copyrighted” também pode ser mudada para Domínio Público, só é em vez de você escolher “Copyrighted”, escolher “Public”. Mas no nosso caso, “Public” passa longe, não precisaremos.

4. Uma vez denominado “Copyrighted”, preenchido os dados, dado OK e salvo o documento, na aba da imagem corrente no Photoshop vai aparecer algumas informações sobre ela.

Observe que o (C) de Copyrighted foi adicionado ao documento, mas tem mais.

5. Você verá essas informações quando salvar essa imagem clicando com o botão direito em cima dela (no diretório onde ela se encontra)…

…e escolhendo “Propriedades”. Acessando as propriedades da imagem e escolhendo a aba “Detalhes” veremos a janela abaixo.

 

Nela se encontra as informações que você pôs em “File” / “Info”, no Photoshop.

Mas as pessoas que não se sentem intimidadas em estar violando os direitos autorais de outrem e copia mesmo assim. O jeito é apelar para a maneira artesanal.

II. Colocar Marca d’agua na sua Imagem.

1. Abra no Photoshop a imagem que você quer inserir a marca d’agua sobre ela.

2. Selecione o chip de cor e escolha uma cor clara. Eu escolhi o cinza.

3. Selecione a Ferramenta Custom Shape e escolha o símbolo da Copyright.

4. Com a Custom Shape Selecionada, clique sobre a imagem, segure o clique (segure Shift também, para o tamanho ficar proporcional) arraste e solte. Está criado o Símbolo.

5. Agora configure o tamanho que você quiser pressionando Ctrl+T (verifique se a layer relacionado a ele está selecionada) e dê enter quando estiver tudo OK (Esc cancela).

6. Coloque seu nome embaixo do símbolo. Clique a ferramenta “Text” (Atalho (T)) e dê um clique embaixo do Símbolo. Escreva seu nome ou o nome do seu site. Eu escolhi uma fonte que gosto, você também deve fazer, mas se você tiver uma quantidade limitada de fontes, pode usar Arial Black mesmo.

7. Adicione “Bevel and Emboss” para dar uma leve profundidade ao símbolo. Selecione ele, clique “Fx” e escolha “Bevel and Emboss”.

8. Deixe as configurações do jeito que vê na imagem e dê OK.

9. Segure “Alt”, Clique e arraste a parte de baixo (efeitos) da layer símbolo e solte em cima da layer do nome que você escreveu para fazer com que o efeito seja copiado de um para outro.

10. Mescle as layers do símbolo e do texto selecionando-as e pressionando Ctrl+E ou selecionando-as, clicando com o botão direito e escolhendo “Merge”.

11. Escolha o modo de mesclagm “Hard Light” na caixa flutuante localizada ao lado da caixa “Opacity” para fazer com que elas fiquem transparente.

12. Diminua a opacidade da Layer.

 

 

13. Pronto, agora você pode aumentar ou diminuir e deixar do tamanho que quiser. Alterne a Opacidade também. Geralmente, quanto maior a marca d’agua, menos opacidade é pra deixar.

 

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *