Calibração do monitor no Photoshop CS6

Corrigindo as tonalidades erradas do monitor

Vez ou outra, quando utilizamos um computador, notamos que as cores estão diferentes. O vermelho, quando era pra ser vermelho, fica puxado para o rosa, o verde escuro fica verde-limão. Isso geralmente é o monitor que pode estar descalibrado. E neste artigo vou falar sobre isso apresentando algumas alternativas para que você venha a solucionar este problema.

Considera-se um monitor descalibrado, aquele que não exibe as cores de modo consistente. Às vezes as cores ficam mais ou menos saturadas, dificultando assim o trabalho de um designer para identificar as cores certas. Com o monitor descalibrado, mandamos a arte para a gráfica e quando vemos ela impressa sai com as cores completamente diferentes.

Existe diversas maneiras de se calibrar um monitor. Pode-se usar um colorímetro ou espectrofotômetro, dispositivos portáteis e que se conectam com seu monitor para medir as cores por eles exibida.

 


Estes dispositivos são mais usados em gráficas grandes. Pode ser comprado sistemas de calibração de monitores nos seguintes sites:

spyder.datacolor.com

www.xrite.com

www.pantone.com

Encontrei este artigo de um Profissional da área de fotografia digital que fez um tutorial explicando como calibrar o monitor com um colorímetro.

Primeiro, se você notou que seu monitor está apresentando cores inconsistentes, tente executar o programa da sua placa gráfica. Mesmo se você não tiver uma placa gráfica, nos computadores mais novos costumam vir com 256 MB para a área de vídeo, uma especie de memória virtual. No meu computador eu acesso clicando com o botão direito do mouse na área de trabalho e escolhendo as propriedades gráficas…

…aparece a janela abaixo. Então verifique se seu irmão mais novo mexeu nesse lugar descalibrando, e então clique em “Default” para ele carregar as configurações originais.

Se já estiver tudo certo, ou seja, ninguém mexeu, vamos ao Photoshop:

Se você não conseguiu fazer as cores se apresentarem com fidelidade no seu monitor, mesmo depois de executar os tutoriais acima, tente fazer isso:

Escolha Edit – Color Settings (Editar – Configurações de cores), no Photoshop.

 

E, na janela que aparecer, escolha a opção mais adequada para você.

Se você quer configurar o monitor para edição de fotografias, escolha “Adobe RGB 1998”.

Se você estiver trabalhando para para Web, escolha “sRGB”

Se você quer preparar o documento para impressão, escolha a melhor alternativa no perfil do CMYK para você. Sugiro o FOGRA 39. Note que quando você muda a opção, a coloração da imagem muda.

Espero que tenha solucionado.

 

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *