Vetorizar uma imagem com a ferramenta Live Trace no Illustrator Cs4

Esse tutorial é para você que deseja aprender a vetorizar uma foto, uma imagem em bitmap, etc. usando o programa Adobe Illustrator.

(Este tutorial foi feito no Illustrator Cs4. Se você está no Illustrator Cs5 ou Cs6, tente este.)

20. Primeiro abra o programa Illustrator, e escolha FILE – NEW (ou Ctrl+N).
Coloque 500 px de largura e 500 px de altura (Se em “Units” estiver selecionado inches, pt, ou outra, então selecione “Pixels”.)
Dê OK.

 

 

19. Escolha FILE – PLACE.

 

 

 

18. Aparecerá a janela de abertura de arquivo. Escolha e clique em “PLACE”.

 

 

 

17. Com a Ferramenta “Seleção” selecionada, selecione a figura, clique na setinha da opção “Live trace” e escolha “Trace Options”.

 

 

 

16. Marque “Preview” para vermos o andamento das mudanças em tempo real e observe que a imagem já muda.

 

 

15. Dependendo da imagem que você esteja usando, você terá que mudar as configurações para ajustar da maneira que você quer. Tenha em mente que em:

Mode você pode decidir se quer trabalhar na imagem em colorido, escala de cinza ou preto e branco, no nosso caso, escolhemos colorido.

Max Colors deixe 6 cores, porém quanto mais você aumentar, mais cores a imagem vai ter e vice-versa.

Em Blur, quanto mais você aumenta, mais desfocada a imagem vai ficar.

Path Fitting significa que, quanto mais você aumentar, menos delineada a imagem vai ficar. Por Exemplo, se existe uma curva no nosso desenho, se eu vou aumentando o Path fitting, a curva vai ficando reta.

Em Minimum Area você pode ir controlando a abertura e fechamento do desenho, semelhante ao Contrair e expandir da ferramenta “Seleção” do Photoshop.

Corner Angle serve para controlar os ângulos do vetor. Se pontiagudo, ele torna mais arredondado a medida que aumenta.

Ignore white, como o próprio nome diz, ignora o branco do vetor, tornando o que há de branco, transparente.É ideal para usar em imagens com fundo branco para que ela fique transparente sem precisar remover com a ferramenta “seleção”.
Eu deixei com essas configurações abaixo, mas você pode mudar dependendo da imagem que você está usando para vetorizar. Quando terminar, clique em “Trace”

 

 

14. Como na imagem anterior não apareceu os cordões, vamos desenhá-lo à mão com linhas grossas.

Abra a imagem novamente e selecione a ferramenta “PEN tool”. Considere diminuir a largura do traço em certas regiões e marcar “Nenhuma cor” na opção de cor de preenchimento, ambas em destaque na imagem. Dê um clique na parte de cima do cordão do paraquedista.

 

 

13. Agora clique na parte de baixo do cordão e note que foi feito uma linha grossa de 1pt. Fizemos isso com a linha porque não tinha aparecido os cordões na imagem anterior.

 

 

 

12. Trace a outra linha e em Stroke, diminua a espessura do traço.

 

 

 

11. Trace as outras linhas finas.

 

 

 

10. Depois Selecione tudo com a ferramenta “Selection” e vá em Live paint novamente colocando as configurações necessárias. Clique em Trace.

 

 

 

9. Note que agora apareceu as linhas, na imagem vetorizada.

 

 

 

8. Agora vamos alterar o vetor em cada cor individualmente. Para isso, selecione a ferramente “Selection”. Selecione o vetor. Ele ficará com as bordas realçadas em azul, como na imagem. Pressione CTRL+Shift+G para desagrupar os vetores.

 

 

 

7. Note que agora podemos selecionar cores individualmente, selecionamos o vetor do homem e mudamos para a ferramenta “Direct Selection Tool” ou pressione “A”.

 

 

6. Pressione CTRL++ para aumentar o zoom e aproximar mais a imagem para que possamos consertar o erro no joelho do camarada. (Se focar em outra parte da imagem quando aumentar o zoom, para ir ao joelho segure barra de espaço e clique em qualquer lugar do canvas segurando o clique e a barra de espaço e vá arrastando até chegar no joelho).

 

 

 

5. Observe que a ferramenta “Direct selection tools” está selecionada. Com ela podemos manipular os paths do vetor. Dando dois cliques em cima de um Path (pontinhos azuis ao redor dos vetores) e arrastando o clique podemos manipular eles.

 

 

 

4. Agora vamos ajustar o documento à imagem que rasterizamos e transformamos em vetor clicando em FILE – DOCUMENT SETUP…

 

 

 

3. …e clicaremos em “Edit Artboards” (Editar Área).

 

2. Aparecerá um tela como abaixo e devemos clicar nos arredores para ir mudando para deixar do tamanho da imagem.

 

1. Clique na ferramenta “Selection” e pronto.

 

 

Essa é uma maneira de vetorizar sua imagem, mas como é uma forma automática de fazer, ela pode dar errado, então se não der certo, sugiro que você faça à mão, seguinte:
Teremos a continuação mostrando outra forma de vetorizar uma imagem em bitmap, é necessário você ver pois tem mais algumas técnicas com a ferramenta “PenTool” que abordaremos.

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *