Como escolher um nome de domínio de grande impacto

Quando eu comecei, foi muito difícil de conseguir visitas fiéis para o meu site. As visitas que eu conseguia eram poucas, a maioria vindas somente do Google, quase nenhuma fidelizava ou convertia. Estudei bastante SEO, desenvolvimento, etc. e só recentemente descobri que o erro estava em um simples domínio. Isso mesmo, eu tinha um site, queria que ele tivesse muitas visitas, fidelizasse e convertesse muitas delas mas o meu domínio era no meu próprio nome. Eu usava o http://www.eversonazevedo.com.br para um site sobre Desenvolvimento WEB, usei por muito tempo ele e o site não decolava porque eu usava ele para escrever artigos de um ramo mas o nome do domínio não tinha nada a ver com o conteúdo. O lance é que se você estiver querendo criar um site que faça sucesso na internet, não deve usar seu nome no domínio. Use seu nome só se você quiser se tornar conhecido no ramo, se quiser colocar seu portfólio publicado, deixar seus trabalhos no ar, fora isso é perda de tempo. Um site com o domínio no nome de uma pessoa, quando aparece nas buscas sobre determinadas palavras-chave, vamos supor que uma pessoa esteja fazendo buscas de textos de sites para ela ter como referência informações dos textos que ela esteja buscando para fazer um trabalho para faculdade. Se ela ver um texto bom mas que seja de um domínio de nome pessoal nos resultados de buscas e em baixo veja um texto semelhante mas que seja de um portal que não tenha um nome de uma pessoa, que for de uma marca, com certeza ela vai escolher para tomar por base para fazer o trabalho dela o texto desse outro site porque ela acha que foi uma pessoa amadora que escreveu aquele texto ali no site que tem um nome de pessoa (Há exceções, eu sei). Se fosse um profissional seria colunista em um portal, por exemplo.

Ao escolher um nome de domínio para seu site, pense numa palavra chave que o povo pesquisa no Google no seu ramo. O ideal não é deixar do jeito que elas buscam porque aí pode ser considerado Black Hat, usar palavras-chaves exatas em domínio tipo comprarcelularbarato.com (muita gente ainda usa, mas o Google lançou uma atualização para seu algoritmo de buscas, ainda para o Google em Inglês que promete tirar relevância de sites com domínios exatos, por isso é arriscado). O ideal é você fazer algumas buscas no próprio Google prestando atenção no autocompletar ou até no adwords keyword tools, uma ferramenta que você pode consultar os assuntos mais buscados, pra saber como o povo busca por determinados assuntos, pegar essas informações e criar uma marca para seu negócio. Exatamente. Por exemplo, existe um site que dá aulas de SEO (Search Engine Optimization), o que eles fizeram foram criar uma marca que tivesse tudo a ver com o ramo e ao mesmo tempo tivesse a palavra chave do ramo, e criaram o http://www.mestreseo.com.br. O ideal é escolher um domínio de no máximo 2 palavras para que ele seja fácil de decorar. O domínio também pode ter um jogo de palavras que rime, ou que seja fácil de falar como um site meu que criei chamado BibliaLida.com.br, fácil de falar e com palavras-chave em sua composição. É assim, são coisas simples que pode trazer uma vantagem para o site, a longo prazo.

Outra coisa é com respeito às extensões de domínio. Eu só registro domínio se forem .com ou .com.br, não registro outro. Porque? Porque se eu tiver criando um site para o publico brasileiro, um site de vendas para o Brasil, de notícias para o povo brasileiro e etc. Se eu quero ranquear no google.com.br com ele, eu tenho que por obrigação registrar um domínio .com.br. Claro que outras extensões funcionam como o .net.br ou .blog.br, mas é que o povo brasileiro está acostumado a digitar o domínio .com.br, fica muito mais fácil para eles.

Agora se o meu objetivo, a minha estratégia de SEO for criar um site de artigos diversos, onde o publico seja o publico que fala português não somente no Brasil, então eu posso registrar um domínio .com para o site porque vai ser muito melhor ranquear ele, tanto no google.com.br como no google.com, no google.pt e de outro publico que fala português e que não moram no Brasil. Claro que outras extensões internacionais funcionam como o .net que é para muitos uma alternativa para o .com, mas eu particularmente só registro umas dessas duas, dependendo da minha estratégia, ou .com.br ou .com.

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *