Como fazer redação passo a passo (Tirei 940,0 no ENEM)

Queria só mostrar aqui pra quem quer entrar na faculdade esse ano pelo ENEM, que é fácil tirar uma nota boa na redação, basta ler o texto proposto e fazer o que ele manda no final, ou seja, você fazer o seu texto de acordo com o outro texto que leu. Apesar de a nota (a minha 940,00) não ter sido a máxima (1000), pois teve pessoas que tiraram nota mais alta que essa, sei que esse artigo vai servir pra muito gente que quer tirar uma nota boa esse ano, sei porque também já procurei dicas de redação de outras pessoas para analisar e fazer uma boa também.

O Tema da redação do ano passado foi sobre a Lei Seca e pegou todo mundo de surpresa. O enunciado propunha alguns textos sobre a Lei Seca para o candidato ler, onde já tinha algumas ideias, e terminava com a explicação de uma implementação de uma agência de publicidade de Belo Horizonte que visava diminuir acidentes. Eles fizeram um projeto de umas bolachas (para apoiar copos de cerveja) onde tinha ferro de um lado e ímã de outro (No lado que tinha ímã, um desenho de álcool e direção, e no lado que tinha ferro, Taxi), algo assim. Também colocaram ímã na parte de baixo do copo, para quando a pessoa fosse tomar a cerveja e tivesse que descansar o copo, houvesse repulsão se a parte da imagem de “beber e dirigir” estivesse para cima, e grudasse no copo, se a imagem do taxi estivesse voltada para cima.

A ideia foi simples, mas esse era o proposto da redação. Eles queriam que você criasse, desenvolvesse uma solução para abordar na prova, que diminuisse os acidentes relacionados à bebida e direção.

redacao-portal-wp-2
Após ler a proposta acima, (li uma três vezes até entender bem na hora da prova) rapidamente fiz um rascunho com o planejamento, entendi que ele pedia um texto dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão parece, na hora eu imaginei que fosse isso porque fazia tempo que tinha visto isso no cursinho) argumentativo (suas ideias junto de explicações). Após já ter em mente o que eu ia fazer na redação, fui para a prova resolver algumas questões, e o meu subconsciente já estava pensando no que eu ia argumentar no texto. Passei mais ou menos 1 hora respondendo, depois parei, li de novo o texto da redação e comecei a escrever ela.
redacao-portal-wp-1

Começando a escrever no rascunho da prova do ENEM

Transferi o esquema ali para cima do rascunho e comecei a escrever o que achava e o resultado foi este. Um texto que expõe os problemas que houve até agora com a lei seca. As consequências da implementação da lei de 2008 (que pedia no texto). Um detalhe importante é que, ao passar a limpo eu improvisei. Comecei do começo da folha a escrever o texto, cheguei a escrever algumas palavras, dando o espaço do parágrafo, e lembrei que eu tinha que por o título. Ainda escrevi “O ato de dirigir”, mas aí bolei um título na hora, que ficou mais ou menos “o ato de dirigir embriagado e suas consequências” (mais ou menos isso, não lembro). Só sei que deu tudo certo e tirei 940,00.

Ps. Escrevi demais e na hora de passar a limpo, omiti algumas ideias do texto pra caber.

Ps2. Rasurei algumas partes, errando algumas palavras, mas fui salvo pela minha professora de redação do cursinho que fiz em 2009. Ela sempre dizia, “rasurou? passa uma linha na palavra e escreve ela de novo do lado”.

O Texto final no rascunho da prova do ENEM

“O Ato de dirigir embriagado pelo cidadão brasileiro foi sem dúvidas uma das maiores preocupações do governo nos últimos tempos. Afim de alertar, fazer o cidadão saber que se ele continuasse fazendo, poderia acabar com a vida dele de outros cidadãos, houve um aprimoramento nas legislações de trânsito. Ocorreu bruscamente no Brasil quando em 2008 aconteceu um melhoramento nas leis que poi preciso.

Nos primeiros meses e anos muitas pessoas eram presas porque ainda estavam acostumadas com a legislação branda, depois a população foi se acostumando porque passaram a saber que a intervenção do governo no aumento da rigidez das leis era preciso, para baixar o índice de acidentes de trânsito que era muito alto.

Cabe a nós cidadão, obedecer as leis e incentivar o uso de políticas benéficas para a sociedade em geral, aqui no que diz respeito à lei seca.

O governo precisa implantar políticas de conscientização nos lugares que as pessoas frequentam, por exemplo, o que acontece nas redes sociais, jovens trocando mensagens com colegas para saber onde tem fiscalização para se desviar delas. Seria preciso uma política de conscientização desses jovens para fazê-los ter perspectiva para o futuro e responsabilidade para com os cidadãos.

Como também acontece nas carteiras de cigarro, há algum tempo aqui no Brasil, seria necessário a implantação de leis para obrigar fábricas de bebidas alcoólicas colocarem avisos para não beber e dirigir, inclusive com cenas de acidentes, em parte do rótulo dessas bebidas.

Hoje em dia acontece mais acidente de trânsito envolvendo álcool com pessoas mais jovens e as políticas de conscientização deveriam acontecer no lugar onde estas pessoas costumam estar antes de tomar a decisão de irem de taxi/ônibus, ou com o próprio carro para casa. A sociedade precisa passar o exemplo para estas pessoas.”

resultado-enem
Lembrando que, cerca de 94% desse rascunho foi para a folha final, pois não me lembro do que omiti para caber.

Deixe suas considerações nos comentários, se quiser.

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *