Boas maneiras de escrever para a Web

Uma coisa difícil para uma pessoa que mantém um blog sério é manter um ritmo de postagem satisfatório para buscadores. Eu mesmo, às vezes paro de postar aqui no meu site, mas depois volto a postar em um ritmo de uns 3 posts por semana. Eu não sei manter um ritmo, gosto de postar sempre que me dá vontade. Como agora venho obtendo retorno neste site, tendo cada vez mais acessos, estou postando quase todos os dias, mas vai chegar um tempo que vou parar e passar uma semana para escrever aqui, ou escrever uma vez perdida, não sei, mas não mantenho um ritmo. Mas num site de alguma instituição em que eu esteja trabalhando, tenho que manter um ritmo mesmo.

O robô do GoogleÉ bom que um site tenha atualizações toda semana. Vamos supor que o Bot do Google vem varrer seu site para indexar as informações toda semana, porque você atualiza seu site toda a semana. Se essa frequência de atualizações diminuir, vamos supor que você passe a atualizá-lo uma vez no mês, consequentemente o Bot do Google vai perceber isso e não vai querer “perder mais tempo” vindo ao seu site por falta de atualização do mesmo, e vai aos poucos diminuir a frequência com que vem ao seu site. Mas depois, ele percebe que você começou a atualizá-lo toda a semana. Nas próximas visitas, ele vai diminuir o tempo que demora a visitar seu site.

Quando você começa a postar todos os dias, o robô do Google vai perceber isto e aos poucos vai começar a visitar seu site todos os dias, ou de dois em dois dias, depois que ele perceber que a frequência de atualização de conteúdo aumentou.

Há muita discussão também, a respeito da forma que a pessoa tem que escrever conteúdo para o site. Muita gente diz que existe uma certa quantidade de palavras que a pessoa tem que escrever para que fique bom, tanto para o usuário, visitante do site, como para os buscadores. Algumas pessoas falam em números, cerca de 250 palavras já está de bom tamanho para que o Google olhe o seu artigo com bons olhos. Outras pessoas falam que essa quantidade mínima é de 350, como já percebi em uma dica que vi no plugin WordPress SEO da Yoast (Aquele plugin de SEO para WordPress mais completo). Mas pesquisando na internet no meu dia-a-dia já vi vários sites aparecerem para mim, com uma quantidade muito pequena de palavras nos seus artigos. Pode ser que aconteça que artigos assim não estejam competindo com outros artigos nos resultados de pesquisa, ou também pode existir outros artigos melhores do que aquele, que estão no Google, mas o site (domínio) desses artigos maiores e melhores não tenham tanta relevância na internet como Page Rank alto, bons links apontando para eles, e aqueles artigos daqueles sites que tem poucas palavras em sua densidade, está em uma melhor posição do que aquele que é melhor escrito e mais rico em informações, porque os que tem menos palavras têm mais relevância.

Eu considero que a melhor quantidade de palavras em um artigo seja escrita em uma quantidade maior que 400 palavras. Se o dono do site quer obter mais visitas dos buscadores para aquele artigos, eu acho que ele deve escrever um artigo muito grande, com riqueza de informações, e que passe de mil palavras. Quanto mais informações exclusivas o seu site tem, mais chance haverá de uma pessoa achar ele no Google.

Mas se você quer que o seu conteúdo seja rico, não o faça somente de palavras. Adicione vídeos embedados nele e também figura para ilustrá-los, mas considere em colocá-las no contexto. Não adianta colocar uma imagem de um robozinho neste artigo aqui, nesta parte do texto que você está lendo agora, sendo que eu falei de robô lá em cima! (Agora eu já falei aqui, mas você entendeu.) :)

O Google considera maior relevância para o titulo do artigo, mas o conteúdo também tem relevância. Então, quanto mais se escrever em um artigo, mais chances haverá de alguém o achar no Google, porque mais palavras ele vai ter.

Mas considere a riqueza de informações de um artigo, se quiser competir com um artigo pobre já existente. Todas essas informações que eu disse podem ser vãs, porque o melhor a se fazer é criar um artigo que responda as dúvidas do usuário da melhor maneira possível, e que seja claro.

Esse é o meu ponto de vista sobre o assunto. No mundo do SEO, grande parte das teorias são de suposição não comprovadas, mas testadas. Ninguém sabe como é o algoritmo do Google, é mais protegido do que a fórmula da Coca-Cola.

Obs.: Este post tem 775 palavras.

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *