Otimizar conteúdo com as ferramentas Google Insights e Keyword Tool do Adwords

Essas ferramentas são ótimas para saber o que o povo está buscando no Google. Ontem eu fiz um post sobre a Arte Paleocristã aqui no blog dando início a uma série de postagens sobre História da Arte, mas depois que fiz uma pesquisa para saber se seria viável começar a postar sobre isso, notei que não era muito bom começar agora.

Como todos sabem, esse assunto que engloba história, o povo não estuda muito em fim e começo de ano. Como estamos nos aproximando do Natal e ano novo, chegam as férias nas escolas do Brasil e de Portugal (que são o publico do blog) e elas param de funcionar (exceto o pessoal que vai estudar dobrado para compensar a greve das universidades federais que são poucos). Sabendo disso, resolvi fazer uma pesquisa nessas ferramentas para saber se isso era verdade e constatei que era mesmo. As buscas sobre a palavra-chave “arte paleocristã” não é muito “badalada” na época das férias, então resolvi deixar para ano que vêm, começar a postar sobre isso.

Resolvi aproveitar e criar esse post para mostrar como se faz uma pesquisa simples para saber se é viável escrever sobre algum artigo ou até mesmo saber o que o povo está buscando na última semana. Pode ser uma fonte de dados bem rica para quem quer escrever para Web.

Na imagem abaixo temos o Google Insights onde você, acessando o link, pode simplesmente chegar lá e, sem escrever nada ,pode clicar em “pesquisar” que vai listar quais são as pesquisas que estão bombando no mundo todo. Você também pode colocar as palavras-chave, escolher se quer no mundo todo, ou em determinado país, escolher o ano de pesquisa e até a categoria delas, assim a busca é mais específica

Na imagem você vê que eu busquei no ano de 2011, porque eu estava querendo saber qual a intensidade das buscas pela palavra-chave no Google no ano todo, e pode notar na imagem, nas férias as buscas por ela caem.

 

Tem esta ferramenta do Google Adwords que você busca pela palavra chave e ela também te mostra dados mais detalhados sobre a palavra-chave.

 

Essas ferramentas são imprescindíveis para quem quer escrever um artigo bem otimizado para os mecanismos de buscas. Agora quem quer escrever bem para web, tem que escrever bem para os usuários, porque se você for encher seus textos de palavras-chave, vai prejudicar mais ainda o seu artigo em vez de ajudar, então é bom agir naturalmente.

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *