As desvantagens de ter um site feito em Flash

Como todos sabem, um site feito em Flash possui inúmeras desvantagens com relação aos sites criados em Html.

Um site criado em Flash é um site fechado para os buscadores. Eles conseguirão indexar a página, mas não podem fazer absolutamente nada com ela, porque as palavras-chave que se encontram no site, vão estar dentro do arquivo Swf, portanto não podem ser lidas pelos buscadores. É como se fosse uma imagem Jpeg, é fechada.

 



Sempre que eu acesso um site e vejo uma animação, a primeira coisa que faço é clicar em cima de uma, nesse site, com o botão direito do mouse. No menu suspenso que surge, aparece no final um aviso de que é Flash. Sempre quando isso não aparece eu noto que é uma animação em Jquery ou outra tecnologia.

 

Outra forma de saber se um site é feito em Flash é clicar com o botão direito e exibir o código-fonte. Nele é só você procurar pela parte ao redor da animação (na parte gráfica do site) associando e procurando saber onde é o lugar do código que corresponde ao da animação, se estiver ali,no código-fonte, a adição de um código que contenha Swf, ali está um site que tem flash em sua composição.

Além de os buscadores não serem familiarizados com esta tecnologia, os sites em flash não podem ser abertos pelo sistema da Apple, o Macintosh (desktop) e o IOS (móvel). Alegando que o Flash “crasheia” demais, elas restringem isso em seus sistemas operacionais. A própria Adobe uma vez admitiu que o Flash causa vários problemas, principalmente em Tablets e celulares.

Há pessoas que dizem que dá pra transformar um site feito em Flash, para Html, mas eu não acredito muito nisso. Pode até existir programas que convertam, mas não vão fazer isso perfeitamente e não vingarão, pois é muito melhor fazer um site com Html e Jquery, ficará mais bem feito e sem bugs.

O que acontece é que o programa Adobe Flash é difícil de aprender e as pessoas quando aprendem e descobrem que fazer um site em Flash não têm futuro, não aceitam isso, afinal, deu muito trabalho para aprender, agora vai ter que usar a tecnologia em seus trabalhos.

Mas esse programa têm muita utilidade boa, muitas mesmo. Uma delas é produzir slides animados bem legais, bem interativo, sem ser estáticos. Muitos jogos feitos em Flash fazem sucesso e também o Flash é usado muito no ramo da animação. Mas para sites, ele não pode ser mais usado, porque os sites de hoje em dia são feitos para serem achados. Com o advento dos buscadores, hoje em dia um site tem que estar bem estruturado para que seja indexado e rankeie bem.

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Comments

  1. Douglas Ursi says

    Tenho um site (link postado), que é totalmente em Flash e aparece na primeira pagina do Google (pesquisa paisagismo em Santos,ou paisagismo na baixada santista), busca orgânica. E ele é totalmente em Flash. Porque acontece isto se os buscadores não “enxergam” este site ?

    • @everson_azevedo says

      Fiz uma consulta agora no Google pelo seu site e vi que só tem 38 páginas indexadas. O site tem várias páginas, se todas fossem html elas estariam indexadas.
      Pode ver buscando por:[sem os parenteses] (site:www.enderecodoseusite.com.br) no google que você nota.

      Se o site fosse todo em tableless, html, você buscaria por… [sem os parenteses]:

      (“Você é daquelas pessoas que tem várias ideias, imagina muitas soluções para” site:www.enderecodoseusite.com.br)

      …no google e a página que tem esse trecho no seu site apareceria, mas não apareceu nada, então o Google não vê.
      Pode ver, entre no seu site, clique em algum link, a url não vai mudar, fica só aquela mesma. É como se seu site só tivesse a página inicial. Tudo acontece dentro daquele arquivo fechado.

      Mas o seu site aparece porque na parte de fora, como eu falei no post, tem as metas keywords com as palavras chaves, meta descriptions etc. e o Google indexou a partir daquilo, o que o Google não vê é o que tem na parte de dentro que é o mais importante a ser indexado (o arquivo em flash “terra.swf” que é a parte visual e de conteúdo do site).

      Se há alguma forma do Google ver conteúdo em Flash, não sei até agora.
      ps.: Para ver a estrutura do seu site, entre nele, clique com o botão direito e “Exibir código fonte” no Chrome ou Firefox.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *