Apagar objetos e manchas de imagens no Photoshop / ferramenta Healing Brush Tool

Hoje vamos aprender como mesclar pixels para fazer com que uma parte de uma imagem funda-se com outra.

Podemos por exemplo tirar uma nuvem do céu e consertar um asfalto, e é o que vamos fazer hoje. Para isso vamos utilizar uma ferramenta chamada Healing Brush e você seleciona ela, indica onde está a parte da imagem que está boa e com ALT apertado, *preste atenção*, clica em cima da parte boa da imagem e solta o clique, depois coloca o cursor do mouse em cima da parte que quer substituir clica, segura o clique e vai movendo até cobrir aquela parte da imagem indesejada.**

O  Photoshop como é inteligente, vai mesclar os pixels que veio de outra área, para a área que foi editada deixando o trabalho intacto, limpo e sem parecer que foi imendado, e editado.

Vamos começar abrindo o documento e depois aprenderemos sobre as configurações da ferramenta.

Vamos usar esta imagem: (Destaquei nela o que vamos eliminar)

Você pode clicar aqui e fazer o download para o seu computador.

1º Abra o Photoshop e pressionando Ctrl+O (File > Open), abra o arquivo jpg.

 

2º Selecione Hearling Brush tool clicando no menu e segurando o clique, depois escolhendo a ferramenta, ou pressionando Shift+J e ir alternando até aparecer ela.

 


3º Defina o tamanho do pincel para 196px, a dureza (Hardness) pode diminuir um pouco se quiser, (pra ele ficar mais macio, com as bordas opacas) e deixe as outras opções como estão.

 

 

4º Essa opção MODE trabalha de forma semelhante à mesclagem de layer. Não usaremos, deixamos em normal para aproveitar o máximo da ferramenta.

 

 

5º Dê dois cliques na layer da imagem para desbloqueá-la, coloque um nome se quiser, e dê OK.

 

 

6º Deixaremos a opção Source selecionada em sampled, pois se marcarmos Patern (padrão) podemos misturar a edição que faremos com um padrão e não queremos isso. Em Aligned (Alinhado) serve para manter a seleção alinhada ao curso, mesmo se a pessoa soltar o clique e clicar em outra área para editar novamente. Deixaremos ela desmarcada, é melhor pra quando não conseguirmos substituir a imagem, dermos mais retoques por cima, para melhorar.

Em Sample, deixe selecionada a opção Current & Bellow porque quando selecionarmos a layer em branco que criamos por cima da imagem original, as edições vão sendo feitas nela, isso é muito bom porque se acharmos a edição feia, podemos diminuir a opacidade dessa layer ou clicar no olhinho do lado dela para fazer com que ela desapareça do canvas.

 

7º Ferramenta selecionada.

 

 

8º Segure ALT e dê um clique na área boa da imagem e solte.

 

 

9º Agora movemos o cursor do mouse sobre a nuvem (note que o cursor ficou azul pois ela capturou o fundo do lado onde clicamos).

 

 

10º Clique (sem segurar ALT agora), segure o clique e vá arrastando até o final da nuvem, e a imagem vai sendo substituída pela imagem que o Sinal (+) está em cima. Depois solte o clique quando o sinal de (+) tiver chegando perto de onde a nuvem estava.

 

 

11º O photoshop processará a ação e mesclará os pixels. Ainda ficou um pedaço da nuvem, segure ALT e clique no mesmo lugar de antes, para escolher a parte da imagem novamente.

 

 

12º Clique em cima da nuvem, com o botão esquerdo, segure o clique e passe o mouse novamente por cima da mancha que restou da nuvem, e solte.

 

 

A imagem está intacta. Agora usando Ctrl++ (control mais) e Ctrl+-(control menos) diminua e aumente o zoom para focarmos na outra parte da imagem.

13º Vamos eliminar esta mancha.

 

14º Faça o mesmo procedimento anterior segurando ALT e clique uma vez nesse lugar, em linha reta com a mancha.

 

 

15º Note que o cursor ficou com aqueles pixels onde clicamos.

 

 

16º Agora clique com o botão esquerdo, segure o clique e passe sobre a mancha. Note novamente, estamos substituindo a mancha pela imagem que se encontra no cursor (+).

 

 

17º Vá até o fim. Qualquer coisa se der errado, solte o botão, clique segurando ALT em outro lugar da área do asfalto e substitua a mancha restante. Se errar, dê Ctrl+ALT+Z para desfazer, se desfazer demais, dê ctrl+SHIFT+Z para refazer o procedimento.

 

 

18º Ficamos com a imagem limpa, do jeito que queremos.

 

Siga-me no Facebook

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *